Como lidar com o medo do chefe?

Você tem tido dificuldades para lidar com o medo do chefe? Começou em um novo emprego, e o novo chefe tem parecido muito assustador? Antes de qualquer coisa, respire fundo! Esse medo, muitas vezes, está mais na nossa cabeça do que no campo do real. Isto é, podemos “pintar” em nossa mente um chefe “monstruoso”, apenas por não o conhecermos. Assim, à medida que nos aproximamos, essa imagem pode mudar.

Quando não muda, e o chefe é um assediador moral, devemos buscar a ajuda do RH e de autoridades, visando proteger a nossa saúde mental. E ainda, em casos nos quais o medo tem alguma relação com a autoestima, a psicoterapia pode ser uma forte aliada no processo de autoconhecimento e fortalecimento.

A seguir, destacamos esses e outros pontos com mais detalhes. Confira.

Como lidar com o medo do chefe?

Não existe método infalível para lidar com o medo do chefe. Até porque cada caso é único, e se você tem sentido esse medo, é importante pensar nos motivos pelos quais essa sensação está presente na sua rotina.

Será que você tem medo de fazer algo errado porque se sente despreparado? Será que é um problema de autoestima? Ou o chefe é quem tem sido grosseiro o tempo todo?

Refletir, com atenção, sobre a situação, é um caminho muito importante.

Além disso, outras atitudes podem contribuir. Veja a seguir:

1. Seu chefe é uma pessoa comum, não um super-herói

Muitas vezes idealizamos o chefe que temos, simplesmente porque ele está em um cargo acima do nosso. Porém, devemos nos recordar que, na prática, o nosso chefe é apenas uma pessoa. Sim, uma pessoa comum com atribuições no dia a dia de trabalho.

Mudar a perspectiva pode ser uma forma de se sentir mais tranquilo diante do chefe.

2. Vocês não são adversários

Pare de pensar que o seu chefe quer atrapalhar você de alguma forma. Muitas vezes criamos o imaginário de que o chefe é um adversário, quando na verdade ele é, ou ao menos deveria ser, um colega do mesmo time.

Claro que em casos de assédio moral é preciso buscar ajuda profissional. Porém, antes disso, vale avaliar a situação e ver até que ponto se trata de um exagero seu mesmo.

3. Alinhar as expectativas pode ajudar

Converse com o seu chefe para que seja possível alinhar as expectativas de ambos. Afinal, pode ser que você queira lidar com o medo do chefe porque acredita que ele quer algo muito acima da média, quando o mais coerente é você conversar com ele sobre as possíveis entregas.

4. Faça psicoterapia e cuide da sua saúde mental

Procure fazer psicoterapia e cuidar da sua saúde mental. Assim, torna-se possível praticar o autoconhecimento que contribui para o fortalecimento da autoestima, reduzindo aquela insegurança de estar perto do chefe.

5. Busque ajuda em situações de assédio moral

Em casos de assédio moral, procure ajuda no RH e contate um advogado. Nesses casos, o ideal é buscar apoio da justiça, pois aqui não se trata mais de como lidar com o medo do chefe, mas sim, de caso judicial.

Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.