Insegurança perto do chefe: Como lidar com isso?

Muitas vezes, algumas pessoas podem sentir insegurança perto do chefe, por uma série de motivos. Algumas podem ter baixa autoestima, outras podem temer as novas responsabilidades, e assim por diante.

Sendo assim, é preciso sempre praticar o autoconhecimento, a fim de saber um pouco mais sobre si, para que esse conhecimento seja uma base na sua atuação no trabalho. Quanto mais nos conhecemos, melhor entendemos os nossos pontos fortes e podemos usá-los ao nosso favor.

Além disso, outras ações podem ajudar você nesses momentos comuns de insegurança. Neste texto, trouxemos algumas alternativas. Continue lendo e confira.

Como lidar com a insegurança perto do chefe?

A insegurança perto do chefe pode ser muito natural em algumas situações. Quando recebemos um feedback negativo, por exemplo, essa insegurança pode surgir.

Porém, quando ela se torna algo muito presente em sua vida, pode ser que alguns efeitos negativos comecem a aparecer. Por exemplo, as faltas, o medo de falar nas reuniões, a angústia de aceitar novos trabalhos, e assim por diante.

Por isso, elencamos considerações que podem ajudar você de alguma forma. Veja:

1. Mentalize as suas conquistas sempre que possível

Quando aquela insegurança intensa aparecer, tente relembrar todas as conquistas que você já vivenciou. Quais foram as suas maiores vitórias profissionais? A sua formação? Aquele projeto bem concluído? Ou aquele cliente que saiu completamente satisfeito? Pense sobre isso.

Quando minamos a nossa mente com conquistas que nos trazem boas lembranças e boas sensações, tendemos a nos sentir mais confiantes diante de novos desafios. Afinal, a nossa mente pode perceber que nós somos bons em muitas coisas!

2. Quando for falar com o chefe, tenha as suas anotações de apoio

Se você precisa conversar com o seu chefe sobre algo muito importante, certifique-se de levar algumas anotações com você. Dessa forma, mesmo quando a insegurança bater, você ainda terá um suporte para não se esquecer de falar nada. Afinal, o medo de deixar de comentar algo importante pode aumentar a insegurança perto do chefe. Esteja preparado para isso.

3. Alinhe as expectativas de ambos

Quando estiver conversando com o seu chefe, alinhe as expectativas de ambos os lados. O que cada um espera dos projetos que estão sendo feitos? Ter essa consciência é importante para que ninguém crie expectativas muito acima da média que possam gerar frustrações mais tarde.

Até porque sabemos que muitas pessoas podem sentir insegurança perto do chefe por medo de não conseguir suprir as expectativas dele, não é mesmo? Por isso, alinhá-las é tão importante.

4. Lembre-se de que o seu chefe é uma pessoa comum

Quando a insegurança perto do chefe aparecer com muita força, e sem motivos racionais, lembre-se de mentalizar o simples fato de que o seu chefe é uma pessoa como qualquer outra. Embora ele possa estar “acima” de você na hierarquia da empresa, ainda assim ele é uma pessoa com qualidades e defeitos. Cuidado para não endeusar ou idealizar demais o seu chefe, a ponto de “se travar” perto dele, ok?

5. Faça psicoterapia e cuide da sua autoestima

A psicoterapia também pode lhe ajudar a melhorar a sua autoestima e a lidar com as inseguranças da vida, de uma forma geral. Essa pode ser uma opção bastante relevante caso você queira se engajar em uma terapia para assim se conhecer melhor e desenvolver ainda mais a sua inteligência emocional. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.