Como lidar com um chefe que te diminui

Lidar com um chefe que te diminui nem sempre é fácil, especialmente quando estamos passando por dias ruins. Afinal, ouvir comentários negativos de forma diária é muito desgastante, e nossa saúde mental pode sim ficar abalada.

Por isso, neste texto reunimos algumas considerações que podem lhe ajudar a lidar com esse tipo de situação desconfortável. Acompanhe para saber mais!

Como lidar com um chefe que te diminui?

Existem algumas ações que podem ser colocadas em prática na hora de lidar com um chefe que te diminui. No entanto, de forma resumida, podemos dizer que você precisa impor limites, não absorver os comentários negativos, reduzir o relacionamento e, se necessário, denunciar a situação.

Abaixo destacamos esses fatores com mais detalhes:

1. Imponha limites para os comentários

O primeiro passo é impor certos limites para os comentários. Você não precisa aceitar tudo o que o seu chefe diz sobre você apenas porque ele é o seu chefe. Não estamos vivendo um tipo de escravidão para que isso seja aceito!

Pelo contrário! Você pode demonstrar o desconforto com relação a alguns comentários. Faça isso falando claramente sobre como você se sente e sobre o quanto você deseja que os comentários parem.

Não tenha medo de mostrar o que é desconfortável para você. É um direito seu! Afinal, a sua qualidade de vida no trabalho depende disso.

2. Não seja uma “esponja” no ambiente de trabalho

Mesmo quando você pede para o chefe não fazer determinados comentários, ele ainda insiste nisso? Bem, nessas circunstâncias, uma forma de lidar com um chefe que te diminui é justamente “ignorando” isso tudo.

Não responda os comentários negativos. Ignore-os. Você não precisa absorver a fala do chefe como se ela fosse uma verdade – porque ninguém é dono da verdade.

3. Cuidado para não perder a razão

Certamente você pode acabar ficando muito nervoso em algumas situações. Porém, é muito importante praticar o autocontrole para não perder a razão nessas circunstâncias.

Assim sendo, tente sempre manter a calma e busque argumentos racionais durante as conversas. Não aumente o tom de voz e tampouco seja agressivo.

Manter a serenidade é bom para a sua saúde mental, além de ser um meio de impedir que o seu chefe use algo contra você.

4. Denuncie casos de assédio moral

Os casos de assédio moral devem ser denunciados. Para isso, sempre anote as situações nas quais os assédios aconteceram, além de anotar o nome das testemunhas.

Você não precisa aceitar tudo calado. Um Advogado Trabalhista poderá lhe ajudar nessas situações, viabilizando ainda mais suporte nesse momento delicado. Cuide de você!

5. Reduza o relacionamento

Por fim, procure reduzir o seu relacionamento com o seu chefe. Tente manter uma postura extremamente profissional, sem nenhum tipo de vínculo que possa ter viés pessoal. Assim você começa a se “afastar” das situações nocivas e pode trabalhar de uma forma mais tranquila.

 

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado. Boa sorte na hora de lidar com um chefe que te diminui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.