Medo de começar algo: Por que isso acontece?

medo de começar algo novo é bastante comum, e dificilmente conheceremos alguém que nunca tenha sentido esse tipo de medo. Afinal, lidar com alguma situação totalmente nova nos desafia e nos tira da zona de conforto, gerando sensações de ansiedade e estranhamento.

Neste texto, trouxemos algumas reflexões que podem lhe ajudar a pensar sobre o assunto. Assim, quem sabe, da próxima vez que você sentir medo de começar algo novo, já terá compreendido que isso faz parte e poderá se sentir mais confiante? 🙂 Vamos lá!

Por que sentimos medo de começar algo?

Na realidade, o medo faz parte do ser humano, inclusive quando vamos começar algo novo. Sem o medo, talvez a nossa espécie nem teria chegado até aqui. Afinal, o medo tem a função de nos proteger de situações que colocam a nossa saúde e vida em risco. Além disso, o medo também pode nos ajudar a mantermos a nossa integridade, reputação, etc.

Sendo assim, o medo nos ajuda a pensar melhor sobre as situações. Sem ele, poderíamos nos jogar em diversas enrascadas, antes de ponderar sobre os prós e contras. O medo nos ajuda a nos prepararmos para o novo com mais cautela e atenção, diminuindo, inclusive, as chances de falhas. 

Obviamente, o medo não elimina, por completo, a chance de tomarmos decisões ruins. Porém, ao mesmo tempo, as chances de erro tendem a ser diminuídas a partir do momento que refletimos e pensamos com atenção sobre uma temática.

Além disso, podemos pensar em outros pontos que podem explicar, em alguns casos, por que sentimos medo de começar algo. Veja:

1. Poupamos energia mental no comodismo

Quando estamos vivendo em nossa zona de conforto, o nosso cérebro tende a se sentir mais “protegido”, podemos dizer. Isto é, o nosso cérebro sempre irá priorizar a economia de energia mental. Sendo assim, pensar em se desafiar e fazer algo novo pode incomodar esse comodismo cerebral, gerando desconforto. Logo, o medo pode surgir como uma forma de nos manter no lugar que estamos – seguros e “a salvo”.

2. A falta de controle pode ser assustadora

Quando pensamos em uma situação que escapa do nosso controle, podemos nos sentir assustados. Por isso, quando pensamos no medo de começar algo, podemos refletir sobre esse ponto.

O nosso cérebro pode se sentir exposto a algo completamente desconhecido, ou seja, algo que, para ele, pode ser perigoso, pois foge do seu controle e da sua experiência.

Por isso, algumas situações muito diferentes do cotidiano, como saltar de paraquedas de um avião, pode ser algo extremamente assustador.

3. Nossa mente teme a perda de estabilidade

Nosso cérebro também pode temer perder a estabilidade diante das situações. Isto é, se você está alimentado, confortável e descansado da forma que está, por que pensar em algo novo que possa tirar essa estabilidade de você?

Aqui, podemos citar a troca de emprego, por exemplo, que pode resultar em uma redução de ganhos, arrependimento que o faça perder o seu salário ao pedir demissão do novo emprego, etc.

Sendo assim, esse pode ser mais um dos motivos pelos quais o medo de começar algo surge.

Obviamente, cada caso é único. Porém, os pontos acima já podem nos ajudar a pensar sobre o medo com uma outra perspectiva, concorda? 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.