MCTI promove workshop sobre perspectivas científicas

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promove o “Workshop NB4: perspectivas científicas”. Saiba mais!

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promove o “Workshop NB4: perspectivas científicas”, de acordo com recente divulgação oficial realizada na data desta publicação, 22 de junho de 2022.

MCTI promove workshop sobre perspectivas científicas

A reunião realizada no CNPEM faz parte da estratégia adotada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para apresentar o Laboratório Nacional de Máxima Contenção Biológica à comunidade acadêmica e promover o envolvimento dos pesquisadores com o projeto, desde seu início, destaca a divulgação oficial.

A reunião oficial ocorreu em Campinas

Os representantes da comunidade científica brasileira reconhecidos por sua atuação nas áreas de virologia e outras ciências biomédicas participaram da reunião “Workshop NB4: perspectivas científicas”, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O evento aconteceu em Campinas, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e teve como objetivo principal apresentar o projeto do Laboratório Nacional de Máxima Contenção Biológica (NB4) para representantes da comunidade científica brasileira.

Idealização e financiamento do projeto

A divulgação oficial destaca que o projeto foi idealizado e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sendo o projeto do primeiro Laboratório com Nível de Biossegurança 4 da América Latina será conduzido pelo CNPEM. 

A reunião faz parte da estratégia adotada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para apresentar o Laboratório Nacional de Máxima Contenção Biológica à comunidade acadêmica e promover o envolvimento dos pesquisadores com o projeto, destaca a divulgação oficial.

Diversos especialistas foram convidados

Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) ressalta que o evento reuniu dezenas de especialistas, representantes do Instituto Butantan, Fiocruz, UFMG, UFRJ, UFPE, UNICAMP, USP, IAL, UNESP e UEM.

De acordo com a diretoria geral do CNPEM,  a ação trouxe um panorama dos mais sofisticados recursos disponíveis nos laboratórios de referência nacional que integram o CNPEM e atendem pesquisadores de todo o Brasil e do exterior nas áreas de Biociências, Nanotecnologia, Biorrenováveis, além de luz síncrotron. 

Ademais, também ocorreu a convocação da comunidade para participar ativamente das discussões que estão moldando o projeto do futuro laboratório de biossegurança nível 4.

 CNPEM

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), os pesquisadores do CNPEM expuseram critérios que foram usados na elaboração de diversos conceitos do projeto, desenvolvido com apoio de consultores internacionais. 

Também tiraram dúvidas e esclareceram objetivos e requisitos do projeto, que ainda inclui espaço para considerações dos pesquisadores que trabalham com diversos tipos de experimentos em virologia, ressalta o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Estudos continuados sobre o coronavírus

No âmbito das discussões científicas, a Universidade de São Paulo (USP), pioneira na identificação do SARS-CoV-2 no Brasil, ressaltou a importância dos Laboratórios de Nível de Biossegurança 4 para que o Brasil tenha condições de lidar com patógenos emergentes.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca que as discussões técnicas e científicas continuam ao longo do processo de concepção do Laboratório Nacional de Máxima Contenção Biológica. 

Novos encontros estão previstos para dar sequência às conversas sobre os detalhes do projeto, possibilidades científicas, estratégias e instrumentos de formação de recursos humanos e fomento, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) através de recente divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.