MCTI anuncia investimentos em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes

O MCTI anuncia investimentos em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Saiba mais!

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado à pasta, apresentou nesta quinta-feira (18) a Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 – a Chamada Pública Pró-Humanidades – Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades. 

MCTI anuncia investimentos em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes

De acordo com a divulgação oficial, a Chamada foi apresentada numa live no canal do Youtube do CNPq. Segundo destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o edital no valor de R$ 50 milhões vai apoiar projetos de pesquisa e inovação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Diversas áreas serão beneficiadas

Conforme informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o objetivo do edital é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento e inovação do país nas áreas citadas.

Desenvolvimento social

Assim, orientando a produção de conhecimento científico inovador para o enfrentamento de grandes desafios e problemas nacionais e para o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural da sociedade brasileira, em especial de populações em situação de vulnerabilidade.

Investimentos direcionados em ciência e tecnologia

Segundo informa a plataforma oficial, o ministro do MCTI explicou que o fomento do CNPq/MCTI é fundamental para o país que precisa de mais ciência e de mais tecnologia. Além disso, o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) explicou que o lançamento dessa chamada mostra o trabalho feito de forma integrada. 

Linhas de pesquisa

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), os projetos submetidos deverão ser inseridos em uma das seis linhas de pesquisa.

Linha 1

Pesquisa em temas livres em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Linha 2 

Impacto das novas tecnologias nas atividades humanas.

Linha 3 

Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social.

Linha 4

Políticas públicas para a inovação e para o desenvolvimento econômico sustentável.

Linha 5 

Políticas públicas para a promoção da cultura.

Linha 6 

Comunicação pública/Divulgação científica.

Desenvolvimento do país 

Segundo informações oficiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a data limite para submissão das propostas é 03/10/2022. Esse tipo de investimento é muito importante para o desenvolvimento do país em diversos aspectos.

Por isso, é importante acompanhar os investimentos e as chamadas públicas que impactam positivamente as ações para desenvolver o país e direcionar o futuro da economia e da educação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.