MARTELO BATIDO! Divulgada a data da CONSULTA do 1º LOTE da restituição do IMPOSTO DE RENDA 2024

Após a entrega da declaração, os contribuintes também deverão ficar atentos aos lotes de restituição

O prazo para entregar a Declaração de Imposto de Renda 2024 teve início no dia 15 de março e vai até 31 de maio. Neste período, os contribuintes que se enquadrarem nos requisitos obrigatórios deverão regularizar sua situação junto à Receita Federal. Caso contrário, estarão sujeitos à imposição de avaliações financeiras.

Após a entrega da declaração, os contribuintes também deverão ficar atentos aos lotes de restituição, que começarão a ser pagos justamente no dia 31 de maio. A restituição do Imposto de Renda 2024 é um tipo de regularização financeira entre a Receita e o contribuinte, que inclui o reembolso do dinheiro se o cidadão tiver pago mais imposto do que deveria.

Pagamento do reembolso da Receita Federal

A transferência do reembolso terá início em 31 de maio, com o primeiro grupo recebido. A prioridade foi definida por critérios e os beneficiários foram distribuídos entre cinco grupos. Priorizando os grupos que possuem preferências comuns, a Receita considera:

  • Indivíduos com 80 anos ou mais que importantes.
  • Pessoas com idade superior a 60 anos que contribuem como pagantes de impostos.
  • Os indivíduos cuja principal fonte de renda é o magistério.
  • Pessoas com deficiência física ou mental, bem como doença grave, que são contribuintes.
  • Os contribuintes que escolheram a opção de declaração pré-preenchida do Imposto de Renda ou o pagamento via Pix.

Além disso, um requisito fundamental para a autorização entre indivíduos da mesma categoria é a data de entrega da declaração. Então, é crucial que as pessoas apresentem o documento rapidamente. Isso não apenas evitará a perda do prazo, mas também será um dos fatores para desempatar em algumas situações.

É importante enfatizar que a declaração só é considerada entregue quando não há pendências. Se houver alguma pendência, será necessário fazer uma retificação.

MARTELO BATIDO! Divulgada a data da CONSULTA do 1º LOTE da restituição do IMPOSTO DE RENDA 2024
Após a entrega da declaração, os contribuintes também deverão ficar atentos aos lotes de restituição – Imagem: Adobe Stock

Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2024

Levando em conta os grupos prioritários, o calendário foi organizado e a distribuição dos contribuintes ocorreu mediante a separação em cinco lotes. O pagamento do Lote 1 terá início em 31 de maio e cada lote subsequente será pago mensalmente. Confira abaixo o calendário completo:

  • Primeiro lote de restituição será em 31 de maio de 2024.
  • Segundo lote de restituição será emitido em 28 de junho de 2024.
  • Terceiro lote de restituição será em 31 de julho de 2024.
  • Quarto lote de restituição será em 30 de agosto de 2024.
  • Quinto lote de restituição será em 30 de setembro de 2024.

Consulta do primeiro lote de restituição

Perante a possibilidade de receber um reembolso, muitos cidadãos não têm a certeza se têm direito a ele. Tais informações e pagamentos podem ser acessados ??no site da Receita Federal.
É importante destacar que uma consulta geral já está disponível. Contudo, os dados só serão atualizados e consolidados na semana de pagamento do primeiro lote.

Isso significa que é provável que os dados sejam consolidados durante uma semana a partir de 31 de maio. Para verificar se você tem direito ao reembolso, siga estes passos:

  • Acesse a opção “Verificar devolução do imposto de renda” por meio do sitebr;
  • Forneça o CPF e as informações de nascimento;
  • Escolha o ano de exercício, neste caso, 2024;
  • Por favor, confirme que você é um ser humano e clique em “Consultar”.

Embora a consulta possa dar-nos uma pista sobre a situação do contribuinte, é fundamental que não se esqueça de a realizar novamente em maio, quando os dados forem atualizados. Quando precisar realizar acertos financeiros, o valor será transferido integralmente ou parcelado por meio do registro de débito automático na conta-corrente do usuário. O Receita Federal é responsável por depositar em suas contas qualquer quantia a que o contribuinte tenha direito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.