Mapa: as estimativas de estoque e produção no setor agrícola

A produção agrícola tem apresentado uma boa recuperação, visto que a expectativa para a produção de grãos é de 272,5 milhões de toneladas. Saiba mais!

A produção agrícola tem apresentado uma boa recuperação, visto que a expectativa para a produção de grãos é de 272,5 milhões de toneladas, segundo informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mapa: as estimativas de estoque e produção no setor agrícola

De acordo com informações divulgadas na data desta publicação, 07 de junho de 2022, no que tange as expectativas para a produção do setor agrícola, no quadro de suprimentos do arroz e do feijão, além do crescimento esperado na produção e da consequente elevação do suprimento nacional, as estimativas dos estoques finais aumentaram em aproximadamente 10% para os dois produtos, em relação ao relatório anterior, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Safra de milho e feijão

A estimativa é que a safra atual encerre com estoque de passagem de 2,2 milhões toneladas de arroz e de 278,3 mil toneladas de feijão. As estimativas para o milho também foram ajustadas para cima, com exceção do estoque final, que teve redução de 1,19% em relação ao levantamento anterior, sendo esperado um volume de 10,4 milhões de toneladas ao final do ano safra, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Destaque para o volume de importações

No que se refere à comparação com a safra 2020/21, o destaque é para o menor volume de importação total, queda justificada pela maior disponibilidade do cereal no atual ciclo, o que deverá reduzir substancialmente as importações no segundo semestre em relação ao mesmo período de 2021.

Análise quantitativa da exportação

Para o trigo, destaque para o encerramento da safra 2021 que acontece neste mês de julho, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) através de recente divulgação oficial. Além da produção, foram revisados o quantitativo a ser exportado, que passou de 3,15 milhões de toneladas para 3,2 milhões de toneladas, e a estimativa de importação, que reduziu em 500 mil toneladas. 

Mapa: produção e estoque

Com isso, os estoques finais esperados para a safra 2021 a ser finalizada esse mês é de 490 mil toneladas. De acordo com dados oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a safra 2022, que se inicia em agosto de 2022 e se encerra em julho de 2023, com a estimativa recorde de produção, a expectativa é que haja uma recuperação dos estoques que foram estimados em 1,25 milhão de toneladas neste levantamento.

Acompanhe as informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre os diversos fatores que impactam o fluxo de importação e exportação dentro do setor agrícola.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.