Mapa: a recuperação da produção agrícola em 2022

A estimativa na produção de grãos é de 272,5 milhões de toneladas. Confira dados sobre a recuperação da produção agrícola em 2022!

A estimativa na produção de grãos é de 272,5 milhões de toneladas, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na data desta publicação, 07 de julho de 2022.

As condições climáticas e a produção da oleaginosa

No caso do feijão, a produção total está estimada em 3,1 milhões de toneladas. Destaque para o cultivo da segunda safra da leguminosa, que deve registrar um aumento de 26% em relação ao ciclo passado, saindo de 1,1 milhão de toneladas para 1,4 milhão de toneladas, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mapa: a recuperação da produção agrícola em 2022

A recuperação é explicada pelas boas condições climáticas registradas em comparação ao ano safra 2020/21. Já as lavouras de arroz e soja foram impactadas pela estiagem ocorrida no Sul do país e em parte de Mato Grosso do Sul. 

Segundo a Companhia, a produção da oleaginosa é de 124 milhões de toneladas, enquanto que para o arroz a colheita estimada é de 10,8 milhões de toneladas, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Sobre as culturas de inverno

Nas culturas de inverno, o destaque é para o trigo. De acordo com a estimativa da Conab, a produção também deve atingir um novo recorde, chegando a 9 milhões de toneladas, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com este volume, o crescimento na colheita de trigo chega a 75% em comparação à safra de 2019, quando foi registrada uma produção de 5,1 milhões de toneladas. O melhor desempenho do cereal de inverno impulsiona o crescimento da produção das demais culturas cultivadas.

As expectativas da produção

Neste 10º levantamento, as estimativas em geral foram revisadas para cima quando comparadas com as divulgadas no relatório anterior, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Soja e algodão foram a exceção, em virtude da diminuição esperada na produção.

Para a soja, as estimativas de sementes/outros usos e perdas e estoque final também diminuíram, 0,11% e 4,42%, respectivamente, sendo o estoque de passagem de 2022 estimado em 4,65 milhões de toneladas. Já o suprimento e o estoque final de algodão foram reduzidos em 0,67% e 2%, respectivamente. 

Sobre o mercado internacional da fibra

Quanto ao mercado internacional da fibra, a perspectiva, entretanto, é que as exportações finalizem o ano em 2,05 milhões de toneladas de pluma, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Acompanhe as informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e entenda os diversos fatores que impactam o setor agrícola e a economia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.