Como manter a motivação na época mais fria do ano

Para algumas pessoas, manter a motivação na época mais fria do ano é um grande desafio. Isso se deve ao fato de que desde o momento em que se acorda, até a hora que se vai dormir, a sensação de frio pode deixar o dia mais “triste”, “desmotivador”, “cinzento”, ou, até mesmo, mais propenso aos momentos de preguiça.

Porém, a nossa vida não para só porque o dia está mais frio, não é mesmo? Por isso, precisamos apostar no conforto e nos cuidados com a saúde mental para que nem mesmo os dias cinzas comandem (sempre) as nossas emoções. Vamos lá? 🙂

Como manter a motivação na época mais fria do ano?

Antes de qualquer coisa, se você está passando por um momento de muita preguiça, lembre-se de que ela faz parte de todo e qualquer ser humano. Sim, você não tem um “defeito” por se sentir preguiçoso às vezes.

Acontece que o nosso corpo sempre vai preferir poupar energia, pois era assim que podíamos ter força para caçar e fugir lá no passado. No entanto, hoje em dia não caçamos e não fugimos de predadores, certo? Porém, a preguiça permaneceu… Nosso cérebro ainda quer poupar as nossas energias!

Por isso, para manter a motivação na época mais fria do ano é preciso ter essa consciência e investir em estratégias que diminuam a “força” da preguiça e do desânimo. Abaixo listamos algumas dessas estratégias:

1. Prepare o seu dia na noite anterior

Antes mesmo de ir para a cama à noite, certifique-se de preparar o seu dia seguinte. Separe as roupas que vai usar, faça uma lista de tarefas importantes, deixe tudo organizado. Se possível, deixe os utensílios e alimentos do seu café da manhã mais esquematizados e prontos para serem consumidos.

Esses pequenos preparos podem lhe ajudar a sentir menos preguiça de manhã. Afinal, quando acordamos no frio e sabemos que temos muitas “coisinhas” para fazer, a preguiça pode aparecer de uma forma intensa, tirando a nossa motivação.

2. Cuide das suas emoções

Se você se sente mais desanimado e triste nos dias mais chuvosos e frios, certifique-se de dar uma atenção especial às suas emoções. Negligenciar o que sentimos é permitir que a nossa mente e o nosso corpo se mantenha “desanimado” diante dos dias mais difíceis.

Por isso, entenda o que você sente, quando sente e por que sente. Se você se sentir confortável, pode conversar ou escrever sobre isso – pois colocar em palavras nos ajuda a entender o que está dentro de nós.

3. Mantenha bons hábitos mesmo nos dias mais frios

Os bons hábitos devem ser mantidos na medida do possível. Faça atividades físicas que aqueçam o corpo e promovam bem-estar. Cuide da alimentação e não exagere nas bebidas quentes, nos chocolates quentes, e etc. Tudo precisa ser mantido em forma de equilíbrio.

Se exagerarmos nas coisas “ruins”, manter a motivação na época mais fria do ano pode ser mais difícil.

4. Deixe a sua casa mais quentinha e aconchegante

Por fim, mantenha a sua casa mais aconchegante. Use mantas, capriche na decoração deixando-a mais quentinha – com cortinas mais pesadas, tapetes quentinhos, etc., e crie ambientes muito mais confortáveis.

Estar em um espaço acolhedor e confortável também nos ajuda a manter a motivação na época mais fria do ano. Acredite. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.