Mais 4 milhões de pessoas deverão entrar no novo Bolsa Família, diz jornal

Cerca de 4 milhões de brasileiros deverão entrar no novo Bolsa Família do Governo Federal. Pelo menos é isso o que dizem fontes da emissora CNN Brasil. De acordo com essas informações, esse número é um desejo do próprio Ministério da Economia.

O Governo Federal está neste momento preparando os detalhes dos pagamentos do novo programa. Com a prorrogação do Auxílio Emergencial o novo Bolsa Família deve entrar em cena apenas no último trimestre deste ano. No entanto, as discussões começaram.

Hoje, de acordo com informações do Ministério da Cidadania, cerca de 14,7 milhões de pessoas fazem parte do Bolsa Família. Destes, cerca de 10 milhões migraram momentaneamente para o Auxílio Emergencial. Quando essa ajuda chegar ao fim, eles voltam para o programa anterior.

Também de acordo com o Ministério da Cidadania, quase 2 milhões de brasileiros estão na fila de espera do Bolsa Família. São pessoas que passaram pela aprovação do Governo e que estão apenas esperando para entrar de vez no programa. Eles possuem o direito e estão esperando apenas oficializar a entrada.

Quando o novo Bolsa Família entrar em cena, é fato que esse público vai ser o primeiro a entrar. Então o Governo gastaria mais 2 milhões de vagas aí com este grupo. Então, pela lógica, sobrariam mais 2 milhões de vagas para que outras pessoas entrassem.

Olho nos informais

Hoje, ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 39,1 milhões de brasileiros estão recebendo o Auxílio Emergencial. Destes, 10 milhões são do Bolsa Família, e mais 1,7 milhão estão na fila de espera do programa. Então dá para dizer que eles são desse grupo também.

Então sobram aí cerca de 27 milhões de pessoas que estão recebendo o benefício emergencial e que não fazem parte de nenhum outro projeto do Governo. Estes cidadãos é que estão mais preocupadas com o fim do programa em questão.

Isso porque assim que o Auxílio chegar ao fim, elas não terão outro repasse para receber. E como dito, destes 27 milhões, cerca de 2 milhões apenas deverão entrar no novo Bolsa Família. Assim, cerca de 25 milhões ficariam sem nada a partir do último trimestre deste ano.

Além do Auxílio

Vale lembrar também que existem pessoas neste momento que não estão recebendo nem o Auxílio Emergencial e nem o Bolsa Família. Esses brasileiros também querem ter o direito de entrar no novo Bolsa Família. E não está claro se eles conseguirão.

Não há no Brasil uma pesquisa nacional que aponte de fato quantas pessoas precisam entrar no Bolsa Família atualmente. No entanto sabe-se que não são poucas. O levantamento mais recente sobre esse assunto foi da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apontava para mais de 60 milhões de cidadãos.

No entanto, essa pesquisa foi ainda do final do ano passado. Com a pandemia, muita gente pode ter piorado ou até mesmo melhorado de situação. De modo que dá para acreditar que esse dado não é mais atual. O Governo ainda não bateu o martelo sobre a quantidade de beneficiários do novo Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.