Lula segue no Nordeste e faz campanha em Pernambuco nesta sexta (14/10); veja

Nesta sexta-feira (14/10), o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, faz campanha em Pernambuco, na capital Recife. O ex-presidente segue, assim, a agenda de compromissos no Nordeste.

No estado de nascimento do petista, o candidato obteve ampla maioria dos votos no primeiro turno, com 65,27% (votos válidos). Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, teve 29,91%.

A visita de Lula em Pernambuco ocorre logo após Bolsonaro fazer no Recife a sua primeira agenda no Nordeste, ontem (13). O candidato petista participa agora de uma coletiva na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetape). Após isso, fará uma caminhada pelas ruas da cidade.

Bolsonaro cumpre agenda de campanha hoje em Duque de Caxias; veja

Lula falou com jornalistas ao lado de Marília Arraes (Solidariedade), candidata ao governo que recebe o apoio do PT. No estado, ela enfrenta Raquel Lyra (PSDB).

Atualmente, na última pesquisa do IPEC, Raquel obteve 50% de intenção de votos no segundo turno contra 42% de Marília Arraes.

Após o encontro, Lula e Marília seguem para a caminhada com concentração no Parque Treze de Maio, no centro do Recife. Chamado de “Caminhada Brasil da Esperança”, o ato com apoiadores vai seguir para a Rua do Hospício e pelas Avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto, com encerramento na Praça do Carmo, onde o petista e outras lideranças políticas tradicionalmente realizam comícios na cidade.

Pesquisas eleitorais

Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Lula. Na última segunda-feira (10/10), o Ipec divulgou que Bolsonaro tem 42% das intenções de voto (45% dos votos válidos), enquanto Lula apareceu com 51% das intenções de voto (55% dos votos válidos).

Nesta sexta-feira (14/10), a partir das 18 horas, a Globo News irá divulgar o resultado de uma nova pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto DataFolha sobre a a disputa pela Presidência da República (2023-2026). No próximo dia 30 de outubro, os eleitores poderão escolher entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), em eleição que já está em seu segundo turno.

Na última pesquisa do Datafolha, anunciada na última sexta-feira (07/10), os dados eram os seguintes:

  • Lula: 49%
  • Bolsonaro: 44%

O resultado das eleições do primeiro turno vão de encontro ao que se via nas pesquisas eleitorais. No sábado (01/10), véspera de eleição, o Instituto Datafolha divulgou a sua pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, Lula (PT) tinha 50%, enquanto Jair Bolsonaro (PL) aparecia com 36%.

Lula 

Lula nasceu em Garanhuns, Pernambuco, em 1945. No entanto, mudou-se para São Paulo ainda criança. Em 1969, foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e em 1986 ganhou na eleição de deputado federal.

Pouco tempo depois, disputou as eleições presidenciais pela primeira vez, mas só foi eleito em 2002 e reeleito em 2006. Em 2010, após seus dois mandatos, conseguiu eleger sua sucessora, Dilma Rousseff.

No ano de 2017, entretanto, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Ele foi preso em abril de 2018, após ter sua prisão decretada pelo juiz Sergio Moro.

Em 2021, contudo, o ministro do STF Edson Fachin considerou que Lula foi julgado em uma instância que não era competente. Por isso, anulou as condenações do ex-presidente e o tornou elegível.

Alguns processos foram enviados pelo plenário do STF à Justiça Federal do Distrito Federal, outros foram arquivados ou prescreveram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.