Lula DEMITE Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta quarta-feira (25) a economista Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal. A decisão não foi exatamente uma surpresa, já que interlocutores do Governo Federal vinham afirmando que isso iria acontecer em breve.

A saber, o presidente comunicou sua decisão a Rita durante um reunião no Palácio do Planalto, no final da manhã de hoje. A economista é funcionária de carreira da Caixa Econômica desde 1989 e estava na presidência da instituição desde o início do governo Lula, em janeiro.

Presidente Lula demite Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica
Presidente Lula demite Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica. Imagem: Agência Brasil.

Quem assumirá a presidência da Caixa?

O Palácio do Planalto confirmou, em nota, que o novo presidente da Caixa Econômica será o economista Carlos Vieira Fernandes, que é servidor da entidade. O economistas já ocupou cargos de confiança em ministérios de partidos do Centrão, em anos anteriores.

Em resumo, Carlos Vieira Fernandes foi diretor da Funcef, fundo de pensão da Caixa, entre 2016 e 2019. Além disso, ele também foi secretário-executivo dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Por que Lula trocou a presidente da Caixa?

A troca na presidência da Caixa Econômica já estava vista como certa. Na verdade, os partidos do Centrão estavam cobiçando o cargo há meses. Em troca, os partidos apoiariam o governo federal na aprovação de projetos no Congresso Nacional. Em outras palavras, foi uma troca de favores.

Como o presidente Lula precisa de apoio parlamentar para conseguir aprovar textos governistas, acaba oferecendo cargos desejados pelo Centrão. Aliás, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), explicou que a mudança da presidência da Caixa estava sendo negociada, tudo para que houvesse ampliação da base parlamentar do Palácio do Planalto.

Para quem não sabe, o Centrão é composto por um grande número de partidos políticos que tradicionalmente apoia o governo federal. Entretanto, isso só acontece em troca de cargos e recursos do orçamento público.

Em suma, o governo tenta atender as demandas do Centrão, pois boa parte dos parlamentares fazem parte dele, ou seja, eles têm o poder de aprovar ou rejeitar uma proposta no Congresso.

Vale destacar que os partidos do Centrão também querem indicar substitutos para as vice-presidências da Caixa Econômica. O presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira, devem se reunir ao longo desta semana para confirmar estas substituições.

Veja a nota oficial do Governo

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (24/10), com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo.

Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.

Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.

O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.”

Importância da Caixa Econômica

A Caixa Econômica possui importância fundamental na vida de milhões de pessoas. Isso porque o banco é responsável pelo repasse de diversos benefícios sociais, bem como de direitos trabalhistas no país, afetando diretamente boa parte da população brasileira. Isso quer dizer que a Caixa figura como o principal fomentador de iniciativas do governo federal.

De acordo com informações de bastidores, o trabalho de Rita Serrano foi bem avaliado pelo Planalto. Isso fez com que o presidente Lula segurasse a economista por mais tempo na presidência do banco. Inclusive, Lula estava sendo pressionado pelo Centrão nos últimos meses para trocar Serrano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.