Literatura Brasileira Contemporânea: confira um resumo!

Descubra tudo sobre o tema!

Literatura Brasileira Contemporânea: tudo aquilo que você precisa saber

O termo “literatura brasileira contemporânea” se refere ao período de produção literária no Brasil que se inicia no século XX e vai até os dias atuais.

O assunto é abordado com muita frequência pelas principais provas do país, com um destaque especial para os concursos, os vestibulares e a prova do ENEM.

Assim, para que você se prepare de forma correta para as suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre tudo aquilo que você precisa saber sobre a literatura brasileira contemporânea.

Literatura Brasileira Contemporânea: introdução

Como mencionado, o termo “literatura brasileira contemporânea” faz referência à produção literária realizada no Brasil entre o final do século XX. O termo engloba as produções que são realizada até os dias atuais ou que estão sendo feitas nesse exato momento.

É importante destacar que, ao contrário de muitos outros movimentos literários, como o Classicismo ou o Quinhentismo, a literatura brasileira contemporânea é caracterizada por uma série de aspectos que diferem entre si.

Literatura Brasileira Contemporânea: características divergentes

Devemos levar em consideração que a literatura brasileira contemporânea engloba uma série de aspectos de diferentes escolas literárias. Assim, o movimento engloba uma grande divergência de tendências e de formas de criação.

Porém, podemos dizer que, de forma geral, existem também características que são comuns para uma parte significativa dos autores da literatura brasileira contemporânea.

Literatura Brasileira Contemporânea: características gerais

Vamos conferir, a seguir, as principais características gerais da literatura brasileira contemporânea:

  • Experimentalismo
  • Intertextualidade
  • Uso de diferentes técnicas ao mesmo tempo
  • Presença de temas cotidianos
  • Diferentes objetos de poesia
  • Uso de diferentes tendências
  • Presença de arte popular

Literatura Brasileira Contemporânea: autores

Diversos são autores que fizeram e fazem parte da literatura brasileira contemporânea. Porém, existem alguns que se destacam mais e que são, dessa forma, mais abordados pelas questões de literatura dos vestibulares, dos concursos e da prova do ENEM. Vamos conferir, a seguir, quem são eles.

  • Adélia Prado: Adélia Prado nasceu no estado de Minas Gerais e é conhecida pelas suas inovadoras poesias, além de diversos contos. Dentre toda a sua produção literária, podemos destacar o seu “Bagagem”.
  • Ferreira Gullar: Gullar é um importante escritor brasileiro contemporâneo que escreveu diversos tipos de literatura, como contos, ensaios e poesia. Ferreira Gullar é membro da relevante Academia Brasileira de Letras e atuou também como tradutor.
  • Ariano Suassuna: Ariano Suassuna nasceu no ano de 1927 e foi um importante escritor de romances, ensaios e poesia. Suassuna, assim como Ferreira Gullar, também foi um metro da Academia Brasileira de Letras. Dentre as suas obras de maior relevância, podemos destacar o Auto da Compadecida.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.