Limite AMPLIADO! Empréstimo consignado do INSS simplifica acesso ao crédito para a terceira idade

Acesse crédito com juros até 1,72% ao mês e compare as melhores opções no Meu INSS.

Novas taxas de juros foram implementadas para os empréstimos consignados do INSS e estão vigentes a última segunda-feira, dia 11.

As mudanças, aprovadas pelo CNPS, ampliam as opções disponíveis para aposentados e pensionistas que buscam acesso a crédito financeiro.

Desde o ano anterior, o Conselho Nacional da Previdência Social tem lutado ativamente pela redução das taxas de juros dos empréstimos consignados do INSS.

Com a queda da taxa Selic, os representantes dos aposentados e pensionistas no conselho têm buscado constantemente diminuir os encargos financeiros para esse segmento da população.

Essa luta resultou em várias reduções ao longo do tempo, com o Conselho começando a propor cortes nas taxas em março de 2023, reduzindo o teto dos juros de 2,14% para 1,97% ao mês.

Desde então, houve seis reduções consecutivas no limite das taxas de juros, marcando um esforço contínuo para tornar o crédito mais acessível e vantajoso para aposentados e pensionistas.

Embora os bancos tenham a autorização para aplicar taxas de juros inferiores às estipuladas pelo CNPS, eles não podem cobrar valores acima dos limites aprovados.

Essa mudança se aplica aos contratos firmados após a aprovação e regularização das novas medidas; os contratos existentes permanecem sujeitos às taxas vigentes no momento da assinatura.

Em resumo, a redução das taxas de juros torna a contratação de empréstimos mais vantajosa para aposentados e pensionistas, permitindo que eles paguem menos pelo valor emprestado ou pelo uso do cartão de crédito consignado.

Entretanto, os bancos têm expressado certa insatisfação com a frequência dos cortes nos últimos meses.

Para mais informações sobre essas mudanças e outros tópicos relevantes, confira o texto abaixo, onde detalhamos tudo o que você precisa saber sobre as últimas atualizações nos empréstimos consignados do INSS.

Conheça a nova taxa de juros do consignado

Os aposentados e pensionistas que buscam empréstimos consignados são beneficiados com condições vantajosas, especialmente no que diz respeito às taxas de juros.

Como mencionado anteriormente, desde o dia 11 de março, uma nova tabela de juros entrou em vigor, oferecendo ainda mais vantagens  aos beneficiários do INSS.

Os contratos firmados a partir dessa data passam a usufruir de taxas máximas de juros mais favoráveis:

  • Empréstimo consignado: com taxas de até 1,72% ao mês;
  • Cartão de crédito consignado ou cartão de benefícios: com taxas de até 2,55% ao mês.

Comparativamente, os valores anteriores eram de 1,76% e 2,61%, respectivamente. É importante ressaltar que algumas instituições financeiras praticam taxas ainda menores, dependendo da política interna de cada uma.

Limite do consignado do INSS: entenda os Parâmetros

INSS
Taxa de juros do empréstimo consignado do INSS é novamente reduzida. Imagem: Governo Federal.

O limite concedido no consignado do INSS varia conforme a margem consignável disponível para o aposentado ou pensionista.

Essa margem se trata do montante máximo do salário que pode ser comprometido para pagamento de empréstimos ou faturas de cartão de crédito.

Quando a margem está totalmente comprometida, novos créditos ficam indisponíveis. Contudo, à medida que as parcelas vão sendo pagas e a margem é ampliada, o beneficiário pode contratar novos empréstimos.

A margem total corresponde a 45% do salário do aposentado ou pensionista do INSS, distribuídos da seguinte maneira:

  • 35% destinados ao empréstimo pessoal consignado;
  • 5% reservados ao cartão de crédito consignado;
  • 5% destinados ao cartão consignado de benefício.

Você pode se interessar em ler também:

Confira as taxas de juros no Meu INSS

Você sabia que agora é possível consultar as taxas de juros oferecidas pelos bancos diretamente pelo aplicativo ou site do Meu INSS?

Essa é uma ótima notícia para quem está em busca de empréstimos consignados, pois permite uma comparação fácil e transparente das opções disponíveis.

O melhor de tudo é que não é necessário fazer login para acessar essa funcionalidade. Qualquer pessoa pode simplesmente acessar o Meu INSS e procurar pelas taxas cobradas pelos diferentes bancos.

A consulta pode ser feita de duas maneiras: você pode pesquisar pelo nome do banco desejado ou filtrar as opções pela “menor taxa” disponível. Isso garante que você encontre a opção mais vantajosa para suas necessidades financeiras.

Para acessar as taxas de juros, basta seguir alguns passos simples:

  1. Primeiramente, acesse o Meu INSS através do seu aplicativo ou site oficial;
  2. Em seguida, procure na lista de serviços pela opção “Taxas de Empréstimo Consignado”;
  3. Por fim, você terá acesso a uma lista abrangente com as taxas oferecidas por 63 instituições financeiras diferentes. Essa lista detalha os valores cobrados por cada uma delas, fornecendo uma visão clara e objetiva das suas opções.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.