Dicas para lidar com um trabalho chato

Dicas para lidar com um trabalho chato

Conseguir lidar com um trabalho chato não é algo muito fácil, a gente sabe. Ter que levantar cedo, todos os dias, para fazer algo que “suga a sua energia” é desgastante e pode causar danos na saúde mental.

Ao mesmo tempo, sabemos que nem todas as pessoas têm condições de largar o emprego atual para, então, “se encontrar” no mercado de trabalho.

Por isso, fizemos este guia para tentar amenizar as angústias que você tem sentido no seu trabalho. Esperamos que esse conteúdo possa vir a ser útil de algum modo! Acompanhe.

Dicas para lidar com um trabalho chato

Elencamos 5 dicas para lidar com um trabalho chato e que tem “sugado” o seu bem-estar. Lembre-se de que estas são apenas algumas sugestões, e que o ideal é que você mesmo faça uma autoanálise profissional para traçar um plano de carreira para o seu futuro.

Afinal, não basta remediar o presente… É fundamental que você também plante um futuro mais promissor e alinhado ao que você deseja.

Dito isso, vamos às dicas:

1. Entenda que o seu trabalho não é eterno

Esteja ciente de que o seu trabalho não precisa ser eterno. Ter essa consciência pode lhe ajudar a minimizar as “dores” psíquicas causadas pelo serviço monótono.

Dito de outro modo, pense que você está em uma fase de transição: o trabalho chato é apenas um serviço que deve ser executado até você atingir maturidade em outra área que deseja trabalhar.

Mudar a perspectiva da situação pode diminuir o peso da angústia de estar em um trabalho desagradável. Faça o teste.

2. Crie recompensas que motivem

Que tal criar um plano de recompensas pessoais para lidar com um trabalho chato? Você pode colocar como meta fazer determinada atividade prazerosa no fim de semana. Ou então, imaginar que ao chegar em casa você irá tomar um bom banho relaxante, com direito a sais de banho!

Essas pequenas recompensas cotidianas podem lhe ajudar a manter a motivação acesa, até mesmo nos dias mais difíceis.

3. Foque em um passo de cada vez

Traga a sua atenção para um passo de cada vez. Não fique olhando para todas as etapas “chatas” que vêm pela frente. Tente ancorar o seu pensamento no que você está fazendo exatamente agora, visualizando o desenvolvimento da tarefa. Assim você evita de sobrecarregar a sua mente com muito estresse e ansiedade.

4. Desenvolva habilidades para o futuro

Para lidar com um trabalho chato é preciso pensar no futuro. Sim, você precisa mentalizar aonde quer chegar, na sua carreira, mais tarde. Caso contrário, torna-se inviável manter a motivação e o crescimento.

Assim sendo, procure desenvolver habilidades que venham lhe ajudar na transição de carreira. Descubra o que você deve aprender, e quando deve aprender. Assim poderá desenvolver um novo olhar sobre o mercado de trabalho, encontrando motivação para seguir em frente.

5. Desabafe com alguém confiável

Por fim, tente desabafar com uma pessoa que você confia. Colocar em palavras pode lhe ajudar a lidar com um trabalho chato de uma forma mais leve. Afinal, às vezes precisamos escutar as nossas angústias para aprendermos a lidar com elas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.