Como lidar com os problemas emocionais e a rotina de trabalho?

Nem sempre é fácil lidar com os problemas emocionais e a rotina de trabalho. A agenda cheia, e a mente “revirando” pensamentos e emoções pode resultar em um atraso nas entregas, dificuldades de concentração e cansaço.

O que fazer diante disso? Embora não exista uma técnica mágica para apagar as emoções, podemos colocar em prática algumas ações que nos ajudem a começar, aos poucos, a reorganizar o que sentimos e vivemos.

No decorrer deste texto, trouxemos algumas ideias que podem ser usadas nas suas reflexões. Vamos lá!

Como lidar com os problemas emocionais e a rotina de trabalho?

Nosso intuito não é apresentar um método para excluir as emoções do dia a dia, até porque isso não existe. Estamos aqui para apresentar algumas reflexões que podem ajudar a lidar com os problemas emocionais e a rotina de trabalho, mas sem fórmulas mágicas.

Lembre-se de que as emoções têm funções em nossas vidas, por isso, ouvi-las pode ser um caminho mais equilibrado para lidar com elas.

Além disso, reflita conosco considerando os pontos abaixo:

1. As emoções não podem ser  “deixadas do lado de fora”

Não existe a menor possibilidade de deixarmos as emoções do lado de fora do ambiente de trabalho. Isto é, somos seres inteiros, e não podemos nos dividir em partes, focando apenas no profissional e “esquecendo os problemas”.

Sendo assim, aceitar que as emoções fazem parte de nós e que estarão conosco nos mais diversos contextos é um caminho para escutá-las com mais assertividade, ao invés de tentar “afogá-las”.

Afinal, tentar apagar o que se sente pode, apenas, aumentar a emoção e as angústias, prejudicando o bem-estar e a saúde.

2. As pausas para refletir podem ajudar

Quando você estiver com dificuldade para lidar com os problemas emocionais e a rotina de trabalho, considere a possibilidade de dar uma pequena pausa. Às vezes, refletir sobre o que se sente pode ser um caminho para tentar reorganizar os pensamentos, ao mesmo tempo em que se distrai da rotina corrida de trabalho, por alguns minutos.

3. Quais são os gatilhos emocionais?

Você já parou para pensar nos gatilhos emocionais? Vamos supor que você está muito angustiado com a situação política do país, a ponto de se abalar emocionalmente por isso. Porém, insiste em ler notícias negativas durante todo o dia… Esse comportamento pode ser um gatilho para as reações emocionais intensas, que tal dar um tempo e ter momentos específicos para ler as notícias?

4. Psicoterapia também é relevante

Sem dúvidas, a psicoterapia é uma ferramenta que auxilia – e muito – na hora de lidar com os problemas emocionais e a rotina de trabalho. Considere agendar uma consulta com um psicólogo. O tratamento profissional pode, inclusive, prevenir o agravamento de problemas emocionais.

5. Foco em um passo de cada vez e respeito aos próprios limites

Quando os dias estiverem difíceis, não se cobre tanto. Tente focar em executar uma atividade por vez, ao invés de tentar resolver tudo de uma hora para outra. Ao respeitar os seus limites,  você pode evitar que acabe sobrecarregando a sua saúde mental.

Cuide de você!

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