Como lidar com o nervosismo na hora do estágio curricular

Muitas pessoas buscam saber como lidar com o nervosismo na hora do estágio curricular, e não é para menos. A ansiedade pode atrapalhar o desempenho em algumas situações, afinal, antecipamos alguns pensamentos e passamos a elevar a sensação de estresse durante as atividades, mesmo sem querer.

Embora seja claro que não existe mágica na hora de reduzir o nervosismo diante de uma atividade importante como essa, ao mesmo tempo, alguns conhecimentos e informações podem ajudar nesse sentido. Por isso, trouxemos algumas considerações relevantes sobre o assunto. Confira!

Como lidar com o nervosismo na hora do estágio curricular?

Não existe passo a passo para lidar com o nervosismo na hora do estágio curricular, e isso deixamos claro acima. Porém, alguns conhecimentos podem ajudar você a enxergar esse momento por uma nova perspectiva. Confira:

Entendendo o conceito por trás do estágio obrigatório

O primeiro ponto que podemos avaliar para tentar lidar com o nervosismo na hora do estágio curricular é entender o que essa atividade representa. Isto é, precisamos compreender o real conceito por trás do estágio, antes de mergulharmos em pensamentos negativos.

Afinal, muitas vezes podemos estar nos cobrando demais com relação à atividade, mas nos esquecemos de que ela visa nos ensinar conceitos e ações valiosas sobre o nosso trabalho. Isto é, o estágio não é uma punição ou algo negativo, e o seu conceito se associa com o fato de que estamos ali para aprender, na prática, sobre a nossa área de atuação.

Portanto, tente mudar a perspectiva das coisas: entenda que o estágio é um laboratório de descobertas, testes, desenvolvimento de atividades, absorção de novos conhecimentos, e assim por diante… Você não está ali para mostrar que é perfeito na área, mas sim, está ali para aprender!

A supervisão visa auxiliar

Lembre-se também de que a supervisão visa auxiliar durante todo o processo de aprendizagem e descobertas. Você está ali para receber apoio de quem já tem experiência, seja para tirar as dúvidas ou receber um bom feedback.

Portanto, não encare a situação como algo que você fará completamente sozinho. Ao menos o estágio curricular não deveria funcionar dessa forma. Às vezes, enxergar a supervisão como uma parceria que está ali para lhe apoiar a tirar dúvidas é uma forma de se sentir mais confortável no campo de estágio.

Por conta disso, não tenha vergonha de tirar dúvidas. Se você realmente não sabe alguma coisa, questione, peça ajuda, estude, prepare-se… Porém, jamais se diminua por estar aprendendo algo novo.

Em casos de nervosismo e ansiedade extrema, busque ajuda

Claro que as considerações acima para lidar com o nervosismo na hora do estágio curricular não excluem a ajuda profissional. Se você sente que a ansiedade, o nervosismo ou outras sensações negativas estão “travando” o seu desempenho, considere buscar ajuda de um psicólogo.

Às vezes, esses sintomas podem estar associados a outras questões importantes, que merecem atenção e reconhecimento por parte do profissional da saúde. Cuide-se e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.