Como lidar com intrigas no ambiente de trabalho?

Lidar com intrigas no ambiente de trabalho exige paciência e equilíbrio emocional. Sem esses dois pontos, podemos cair no equívoco de “bater boca” com o colega, resultando em problemas para a carreira profissional.

Pensando nessas situações, trouxemos algumas considerações que podem ser levadas em conta na hora de lidar com problemas de relacionamento no trabalho. Vejamos a seguir!

Como lidar com intrigas no ambiente de trabalho?

Apesar de não haver uma única maneira de lidar com as intrigas no ambiente de trabalho, nós podemos adotar algumas posturas que tendem a contribuir para a construção de uma atmosfera mais positiva nesse espaço. Afinal, a forma como nos comportamos, frente às intrigas, pode nos ajudar ou piorar a situação.

Vejamos algumas possibilidades:

1. Evite a propagação de comentários negativos (fofoca)

Apesar de a irritação fazer com que acabemos tecendo comentários negativos sobre a pessoa, evite a propagação desse tipo de discurso. A fofoca no trabalho pode ser bastante prejudicial, não só para as relações, como para a imagem profissional de quem as propaga. Por conta disso, é muito importante que esse tipo de postura seja evitada.

Atente-se à forma como você fala da pessoa que você tem intrigas, e policie-se para não cair no equívoco de parecer um “fofoqueiro”.

2. Considere dialogar com a pessoa

Dialogue com a pessoa na hora de lidar com intrigas no ambiente de trabalho. Se você tem um problema com alguém, chame a pessoa para um café e converse de forma respeitosa. Deixe claro quais comportamentos estão causando desconforto em você e fale sobre o porquê. Lembre-se de ouvir o outro de forma empática e busque, sempre que possível, manter uma postura diplomática.

Às vezes, uma boa conversa é capaz de minimizar as intrigas e desentendimentos, além de ajudar a enxergar o outro lado da pessoa.

3. Pratique a empatia

Seja uma pessoa empática no seu dia a dia. Sempre que possível, coloque-se no lugar do outro (dentro das possibilidades, claro), antes de tomar uma atitude ou dizer algo. Isso pode ajudá-lo a lidar com intrigas no ambiente de trabalho e, inclusive, a evitar maiores desentendimentos.

4. Tenha um relacionamento profissional com a sua inimizade

Você não precisa fingir que é um super amigo da pessoa que não gosta. Ter um relacionamento profissional com ela já é o bastante. Isso quer dizer que você não precisa ficar conversando sobre assuntos que não têm relação com o trabalho, mas, sim, pode reduzir o contato ao que acontece dentro da empresa. Simples assim.

5. Peça auxílio da liderança caso a pessoa passe dos limites

Você também pode solicitar o auxílio da liderança em alguns casos. Por exemplo, se você tem tentado lidar com intrigas no ambiente de trabalho, mas a outra pessoa não tem ajudado e, inclusive, tem agido de forma desrespeitosa, acione a liderança.

Às vezes, uma pessoa da gestão deverá auxiliar nessa situação, visando a construção de um ambiente de trabalho mais harmonioso e menos desgastado.

Considere pensar e refletir sobre essas dicas e boa sorte na sua jornada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.