Como lidar com conflitos no trabalho?

Saber lidar com conflitos no trabalho é essencial para construir boas relações no ambiente corporativo. Afinal, convenhamos… Nem sempre estaremos de pleno acordo com as pessoas à nossa volta, certo? Em alguns casos, essa discordância pode “aquecer” a situação, provocando conflitos.

Porém, para manter o equilíbrio emocional, algumas medidas devem ser levadas em conta. Isso porque não podemos, simplesmente, “xingar” e ofender os nossos colegas, concorda?

Por isso, fizemos este guia com algumas sugestões que podem ser interessantes. Confira!

Como lidar com conflitos no trabalho?

Para lidar com conflitos no trabalho é preciso manter as suas próprias emoções equilibradas. Isso porque quando não cuidamos do que sentimos, podemos acabar agindo de forma impulsiva, descontando em outras pessoas.

Sendo assim, um olhar para o autoconhecimento sempre será relevante nesses casos. Além disso, outros cuidados podem ser postos em prática, como por exemplo:

1. Evite assumir uma postura meramente defensiva

É bastante comum as pessoas assumirem uma postura defensiva quando estão diante de um conflito. Afinal, quem é que gosta de perder uma discussão? Pois é!

Porém, se você realmente deseja construir boas relações no trabalho, evite esse tipo de comportamento. Saiba escutar o outro antes de tirar conclusões ou interrompê-lo com o seu ponto de vista (damos mais destaque a isso no tópico abaixo).

2. Pratique a empatia e a escuta ativa

A empatia é uma peça-chave na hora de lidar com conflitos no trabalho. Por meio dela você conseguirá entender um pouco mais o outro, além de pensar antes de dar a sua opinião. Para isso, imagine como você se sentiria se ouvisse o que você mesmo tem a dizer.

Quanto à escuta ativa, ouvir atentamente o que o outro diz demonstra uma postura de respeito e ajuda você a compreender o lado do outro. Às vezes, estamos “cegos” pela postura defensiva e sequer ouvimos os argumentos alheios, que podem realmente fazer sentido. Não se feche e ouça.

3. Lembre-se de que cada um tem um ponto de vista

Nunca se esqueça de que cada pessoa possui uma história, uma forma de ver a vida e um ponto de vista para cada situação. Isto é, na hora de lidar com conflitos no trabalho, evite tentar “moldar” a outra pessoa a todo custo. Respeite as diferenças!

4. Se estiver emocionalmente abalado, converse mais tarde

Um cuidado muito importante que você deve considerar é o de não tentar resolver as coisas quando estiver emocionalmente abalado. Nesses casos, você pode acabar agindo e falando impulsivamente, a ponto de se arrepender mais tarde.

Por isso, dar uma pausa e pedir um tempo para refletir sobre o assunto é o passo mais coerente nessa situação. Assim você pode dar um tempo para reequilibrar as emoções, buscando lidar melhor com o que está acontecendo.

5. Peça auxílio da liderança se for possível

Se porventura você e seu colega não conseguirem lidar com conflitos no trabalho, converse com a liderança. Em alguns casos, o líder terá o papel de direcionar ambos ao melhor caminho, visando uma resolução do conflito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.