Como lidar com a impaciência na rotina de trabalho?

Lidar com a impaciência na rotina de trabalho é primordial para não se deixar levar pelo sentimento de impotência e até mesmo “pressa”. Afinal, ambos podem fazer com que tomemos decisões precipitadas e errôneas, causando efeitos nada agradáveis em nossa carreira e até mesmo em nossa vida pessoal.

Porém, como lidar com todas as sensações que a impaciência faz com que sintamos? O que pode nos ajudar a sermos mais “serenos”? Acompanhe este conteúdo até o fim e vamos juntos explorar algumas possibilidades sobre o assunto.

Como lidar com a impaciência na rotina de trabalho?

Para lidar com a impaciência na rotina de trabalho é preciso respirar fundo e se concentrar no que chamamos de “aqui e agora”. Assim você poderá analisar as sensações e os sentimentos envolvidos com a crise, podendo tomar decisões mais claras depois. Veja como:

1- Reconheça a causa raiz da sua impaciência

O primeiro passo é reconhecer a causa raiz da sua impaciência. O que está deixando você com tanta pressa? É uma sensação física? Como uma dor de cabeça, fome, sono… Ou é uma sensação psicológica? Como o medo de perder um prazo, a pressa para terminar um trabalho, etc.

Quando você reconhece a raiz do problema, poderá buscar formas de resolvê-la diretamente. Por exemplo, se você estiver com medo de perder um prazo, que tal montar um plano de tarefas dividindo-as em etapas mais calmas e tranquilas?

2- Aposte em técnicas de respiração

As técnicas de respiração tendem a diminuir a ansiedade e o estresse, fazendo com que você se sinta mais leve. Além disso, elas permitem que mais oxigênio chegue ao cérebro, melhorando a sua capacidade de raciocínio e tomada de decisão. Por isso, quando a impaciência aparecer, respire e expire fundo, durante alguns minutos, e veja o resultado.

3- Tente visualizar os benefícios do longo prazo

Para lidar com a impaciência nós precisamos educar a nossa mente para os resultados de longo prazo. Sendo assim, procure visualizar os benefícios que determinada tarefa pode lhe gerar lá na frente, e tente recordar quantas vezes o longo prazo lhe ajudou a ter bons resultados em sua vida.

4- Diminua o ritmo toda vez que perceber a pressa agindo sobre você

A pressa é uma das características mais intensas da falta de paciência. É ela que nos faz correr contra o tempo e partir para atitudes impensadas e impulsivas. Desse modo, comece a observar as suas ações e sempre que você estiver apressado, pare e pense sobre a situação. Será que você realmente precisa correr? Será que esse é o melhor caminho para finalizar uma tarefa? Pense nisso!

5- Coloque-se no lugar da outra pessoa

Cuidado na hora de cobrar uma pessoa, considerando a sua impaciência e pressa. O ideal é que você pratique a empatia e compreenda por que determinada pessoa não está agindo com tanta pressa, como você costuma agir. Responsabilizar-se sempre será um caminho promissor para lidar com a impaciência, assim como a capacidade de se pôr no lugar do outro.

6- Invista em atividades prazerosas e que lhe desconectem

Para finalizar a nossa lista, tente escolher atividades prazerosas e que lhe desconectem do trabalho quando você não estiver nele. Esqueça os prazos nesse momento! Invista no seu bem-estar, pratique hábitos saudáveis e aprenda a lidar com a impaciência permitindo que o tempo aja de maneira fluída e leve.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.