Jogos Vorazes: como usar a trilogia como repertório?

Insira Jogos Vorazes dentro da sua redação

Jogos Vorazes: como usar no seu texto?

Todos os estudantes, concurseiros e vestibulandos sabem que usar repertórios na redação é fundamental para garantir uma boa nota.

Normalmente, o tema da redação das mais variadas provas se relaciona à algum tópico que está em alta na atualidade. Assim, para te ajudar, o texto de hoje trouxe uma dica de repertório atual e original que pode ser usado em diversos temas: a trilogia Jogos Vorazes.

Jogos Vorazes: trilogia que pode ser usada como repertório

Jogos Vorazes é uma trilogia criada por Suzanne Collins. Os livros seriam, posteriormente, adaptados para o cinema.

A história retrata um futuro utópico, no qual os habitantes de Panem devem se submeter ao governo totalitário que controla o país.

Panem foi dividida em 13 distritos. Todos os anos, dois habitantes de cada distrito, um menino e uma menina, são escolhidos para se enfrentar em uma batalha mortal: os Jogos Vorazes

Vamos descobrir, a seguir, alguns dos temas nos quais você pode inserir Jogos Vorazes como um repertório.

Governos Totalitários

Como mencionado, Panem é governada pelo presidente Snow, um homem autoritário e controlador. Assim, você pode inserir Jogos Vorazes como um repertório em temas que abordem ditaduras, autoritarismo, censura e controle das massas.

A mídia e a propaganda

A mídia é um elemento extremamente importante para o desenvolvimento da narrativa de Collins. Isso porque, propagandas políticas são criadas pela oposição para conseguir instigar a população a se revoltar contra o governo.

O repertório pode ser utilizado em temas que abordem o papel da mídia, o uso da mídia por movimentos sociais e, até mesmo, os limites da propaganda política.

Desigualdade social

Podemos observar uma clara desigualdade social entre os treze distritos de Panem. Isso porque, na Capital, por exemplo, as pessoas vivem em uma situação de extremo luxo e riqueza.

Essa condição só é possível porque alguns distritos, como o 12 e o 13, são extremamente explorados: os habitantes desses distritos vivem em condições de extrema pobreza, uma vez que devem entregar tudo aquilo que é por eles produzido para a Capital.

Você pode inserir essa situação como um repertório em temas que se relacionem aos seguintes tópicos:

  • Desigualdade social
  • Má distribuição de renda
  • Exploração das classes mais baixas
  • Pobreza e miséria
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.