Os melhores REPERTÓRIOS para a redação do ENEM

Repertórios para a redação do ENEM

Os repertórios são essenciais para o ENEM. Eles são responsáveis por diversos pontos da sua nota. E, sem eles, o seu desempenho pode cair bastante.

Porém, alguns alunos têm problemas para achar um repertório adequado para certos temas. E o artigo de hoje pode ajudar justamente nesse ponto.

Alguns repertórios (chamados repertórios-chave) podem ser usados em vários temas devido ao seu aspecto generalizado.

O artigo de hoje vai trazer alguns repertórios-chave relacionados à mitologia para você usar na sua redação!

Mitologia

Os mitos nos ajudam a entender as relações humanas guardam em si a chave para o entendimento do mundo. A mitologia grega, repleta de lendas sobre deuses e batalhas heróicas revela-nos a mente humana e seus meandros multifacetados. Atemporais e eternos, os mitos estão presentes na vida de cada um de nós. 

  1.  A Guerra de Tróia começou por causa de uma disputa ocorrida no casamento do mortal Peleu com a deusa Tétis, pais do semi-deus Aquiles. E dessa lenda surgiu o ditado: “Foi lançado o pomo da discórdia”,  que pronunciamos quando alguém tenta instigar desavenças. Pode ser usado em temas que abordam intolerância e instigação de discórdias.
  2. mito de Narciso pode servir de metáfora para muitos de nós, quando não conseguimos nos olhar com imparcialidade, e o nosso trabalho interior se torna um meio de projetar a vaidade humana na cantiga do eu sozinho. Narciso morreu embriagado pela própria beleza. A lição do mito é que o conhecimento só vinga se houver autoconhecimento, de potencialidades ou limitações, compartilhando o que sabe, eliminando vaidades que impede de aproveitar talentos e somá-los ao conhecimento dos demais. 
  3.  O mito de Procusto é uma alegoria da intolerância. Apesar de diversidade ser uma característica humana, o ser humano tem agido como Procusto. Em um dos episódios desse mito, Atena, a deusa da sabedoria, incomodada pelos gritos das vítimas resolveu tomar uma providência e foi falar com Procusto, mas ficou sem palavras quando ele disse que estava fazendo justiça porque sua cama nada mais fazia do que acabar com as diferenças entre as pessoas. O silêncio de Atena foi interpretado como aprovação que reforçou ainda mais a crueldade. Esse repertório pode ser usado em qualquer tema que aborde intolerâncias e violências.

  4. No século XX, Albert Camus usou o mito de Sísifo para explicar a condição humana. Camus dizia que a vida dos homens era tal como o mito: seguir uma rotina diária, sem sentido próprio. No mundo administrado, levantamos de manhã, trabalhamos, comemos, reproduzimos e isso não faz o menor sentido, já que se refere a modos de pensar que se impõem ao indivíduo sem que ele participe da estruturação desse modo de vida.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.