Iugoslávia: tudo aquilo que você precisa saber

Tudo aquilo que pode ser cobrado sobre o tema!

Iugoslávia: um resumo sobre o tema

O termo “Iugoslávia” era utilizado em referência para definir um Estado que existia no continente europeu até 2003.

A Iugoslávia e a sua participação em diferentes conflitos podem aparecer em diversas questões de geografia e história, principalmente dentro dos vestibulares.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre esse Estado. Confira!

Iugoslávia: introdução

A Iugoslávia foi um Estado unificado que era localizado na península dos Balcãs e que englobava uma série de etnias e de povos diferentes. Com a dissolução da mesma, no ano de 2003, os seguintes países foram formados: Bósnia e Herzegovina, Eslovênia, Kosovo, Croácia, Macedônia do Norte, Montenegro e Sérvia.

Estes territórios estiveram unidos em um mesmo Estado, gerando uma forte mistura de grupos étnicas e, consequentemente, de tensões e conflitos.

Iugoslávia: contexto histórico

A Iugoslávia foi criada em um contexto pós-Primeira Guerra Mundial, como uma consequência das modificações territoriais que ocorreram depois do conflito.

Devemos nos lembrar de que essa unificação fez com que diversos povos que eram inimigos fossem obrigados a conviver sob um mesmo Estado unificado. Assim, podemos dizer que nunca aconteceu uma verdadeira unificação étnica, mas somente burocrática.

Iugoslávia: Primeira Guerra Mundial

Devemos nos lembrar de que um dos motivos que ocasionaram o início da Grande Guerra, outro nome atribuído à Primeira Guerra Mundial, foi justamente a “questão balcânica”, uma vez que os impérios europeus disputavam com o Império Turco-Otomano pelo controle da região, que era estratégica.

Porém, depois da Primeira Guerra Mundial, o Império Austro-Húngaro e o Império Turco-Otomano foram derrotados e, com isso, os territórios da região dos Balcãs passaram a formar um novo Estado, que foi denominado de “Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos”. O território foi oficialmente denominado de “Iugoslávia” em 1929.

Iugoslávia: Segunda Guerra Mundial

A Iugoslávia se tornou novamente alvo de disputas durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Eixo decidiu invadir o território no ano de 1941. Anos depois, com o avanço dos Aliados, Josip Broz Tito, líder da Iugoslávia, conseguiu expulsar os invasores. Tito instauraria, posteriormente, um governo autoritário e comunista na Iugoslávia.

Iugoslávia: dissolução

Nos anos 80 e 90, a Iugoslávia seria palco de diversos conflitos étnicos, que resultaram na independência dos territórios que formariam os países supracitados.

A dissolução oficial da Iugoslávia aconteceria no ano de 2003.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.