Caixa libera pagamentos do FGTS emergencial em fevereiro

De acordo com a Caixa Econômica Federal, liberação do FGTS acontece para ajudar moradores da cidade que foi fortemente pelas chuvas

A Caixa Econômica Federal anunciou uma série de medidas para tentar ajudar os moradores da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Os cidadãos do local ainda estão sofrendo os efeitos das fortes chuvas que atingiram a região no início desta semana. Entre as medidas do banco para ajudar essa população está a questão da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Como se sabe, o valor que é liberado para os casos de calamidade pública é de R$ 6.220 por pessoa. Dessa forma, esse é o valor máximo que parte dos moradores irão poder pegar neste momento. Pelo menos essa é a estimativa do próprio banco neste momento. Eles ainda deverão dar mais detalhes sobre essa liberação em breve.

A Caixa vem informando que pelo menos uma parte dos moradores da cidade de Petrópolis já está habilitada para receber o dinheiro deste FGTS. Eles poderão fazer essa solicitação pelo menos até o próximo dia 2 de maio. Moradores de outras regiões da cidade que ainda não foram identificados como prejudicados também poderão fazer a solicitação.

Acontece que tudo vai depender do trabalho da Defesa Civil. São os agentes deste órgão que irão definir quais as áreas que estão nesta situação. O caos na cidade fluminense ainda não acabou. Na manhã desta sexta-feira (18), há informações de toque de sirene por causa das fortes chuvas. Então é um processo ainda em atualização.

Além da liberação do dinheiro do FGTS, a Caixa Econômica Federal anunciou que está enviando para um local uma espécie de caminhão agência. A ideia é que esse automóvel sirva como um lugar de atendimento ao público e vai funcionar todos os dias da 8h às 16h. Ainda não há prazo para chegada porque tudo depende das condições climáticas.

Como fazer a solicitação

Se você é morador de Petrópolis e precisa dessa ajuda no momento, basta abrir o app oficial do FGTS e clicar na opção de “Meus saques”. O app você encontra em qualquer loja de aplicativos do seu celular

Pronto. Logo depois, é só seguir o passo a passo e fazer o pedido. De acordo com a própria Caixa Econômica Federal, não é preciso ir até uma agência de maneira presencial. Basta usar esse método virtual para fazer o pedido.

A Caixa Econômica Federal também anunciou que está suspendendo por 90 dias os contratos de financiamento habitacional nas regiões que foram atingidas pela chuva. Assim como no caso do FGTS, esse processo também exige uma solicitação.

Pressão além do FGTS

Desde o início desta semana, aliás, existe uma grande pressão para que o Governo Federal e o Congresso Nacional apresentem medidas de auxílios para a população atingida em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A ideia é portanto ajudar as pessoas que estão em situação de muita dificuldade agora.

Ainda em Moscou, na Rússia, o presidente Jair Bolsonaro chegou a sinalizar que pagaria um auxílio para a cidade. Mas neste caso, a ajuda vai servir para a infraestrutura do local. Pelo menos essa é a ideia até aqui.

No Congresso, o PSOL apresentou um projeto de lei que pretende pagar um auxílio para pessoas que sejam vítimas de situações como essas que estão acontecendo em Petrópolis. Ainda não se sabe, no entanto, quando é que essa lei poderia ser aprovada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.