Agricultura no Brasil: resumo completo

Aquilo que você precisa saber!

Agricultura no Brasil: tudo aquilo que você precisa saber

As atividades agrícolas desempenham um papel extremamente importante dento da economia brasileira.

Assim, não é de se surpreender que questões sobre a agricultura no Brasil sejam tão abundantes dentro dos vestibulares e da prova do ENEM.

Dessa forma, para que você consiga se preparar de forma adequada, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o tema. Vamos conferir!

Agricultura no Brasil: introdução

Como mencionado, a agricultura é uma das atividades mais importantes para a economia brasileira, responsável por mais de 100 bilhões de reais em volume de exportações.

Assim, podemos dizer que as atividades agrícolas são responsáveis por parte significativa dos valores da balança comercial brasileira, contribuindo muito para o PIB (Produto Interno Bruto) também.

Agricultura no Brasil: na história

A agricultura desempenha há muito tempo um papel importante na economia brasileira. Isso pode ser percebido quando analisamos, por exemplo, os principais ciclos econômicos da história do país.

Podemos citar, por exemplo, o ciclo da cana-de-açúcar, segundo ciclo econômico da história do Brasil, que teve início no século XVI

Durante o ciclo, uma série de engenhos de cana-de-açúcar foram construídos no Nordeste brasileira, com o objetivo de potencializar as atividades que envolviam a plantação de cana-de-açúcar e o posterior refino do açúcar.

Podemos mencionar, ainda, o ciclo do algodão e o ciclo do café, que demonstraram a importância das atividades agrícolas para o Brasil em diferentes épocas históricas.

O ciclo do algodão teve início no fim do século XVIII. Durante o período em que o ciclo esteve em vigor, o Brasil passou a exportar grandes quantidades desse produto para toda a Europa.

Devemos mencionar também o ciclo do café, que começou no final do século XVIII e teve o seu auge no século XIX, no Segundo Reinado

Agricultura no Brasil: modernização

Nos dias atuais, a agricultura no Brasil é caracterizada por um intenso processo de modernização, que teve início no século XX, com a mecanização da produção agrícola.

Ainda, a agricultura brasileira atua ao lado das grandes indústrias e cooperativas agrícolas, com o objetivo de otimizar a exportação dos principais produtos agrícolas brasileiros, como café, soja e laranja.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.