IR: site para download do programa registra instabilidade

De acordo com informações da Receita Federal, usuários precisam baixar programa para conseguir declarar o Imposto de Renda

O site oficial da Receita Federal que disponibiliza o download do programa de declaração do Imposto de Renda segue com algumas instabilidades. Nossa equipe tentou usar a plataforma desde a última segunda-feira (7), quando o período oficial de declarações começou, porém, pudemos constatar que o sistema segue com alguns problemas.

De acordo com as informações oficiais, a Receita Federal liberou esse site apenas no início deste semana. A proposta é que cada usuário acesse o portal e faça o download do programa. Logo após a instalação, o aplicativo está pronto para ser usado. Entretanto, essa não vem sendo uma tarefa fácil nesse início.

É importante lembrar que a Receita Federal aplica um novo programa a cada ano. Então para 2022, o sistema será necessariamente diferente daquele que se viu em 2021. As pessoas que querem realizar a declaração através do computador, precisam fazer o download correspondente ao modelo operacional da máquina.

Significa dizer então que o usuário precisará baixar o arquivo de conforme o sistema do seu computador. Há um programa para o Windows e outro para o Mac, por exemplo. De acordo com a Receita Federal, é “importante não confundir os downloads para que ninguém saia prejudicado deste processo”.

Pelo menos até a manhã desta quarta-feira (9), o site oficial da Receita Federal ainda apresentava pontos de lentidão. Membros do Governo Federal afirmam que o período da madrugada e do início do dia são os melhores momentos para tentar um acesso, já que se considera que o número de pessoas que tenta entrar no sistema ao mesmo tempo é menor.

O que diz a Receita

Nossa equipe entrou em contato com a Receita Federal. Eles afirmam que o processo de lentidão já está sendo resolvido. Além disso, eles afirmam ainda que o cidadão que passa por essa situação pode tentar fazer o download em um outro momento. Os analistas também confirmaram que os problemas são registrados devido o alto número de acessos.

É possível declarar pelo celular?

Diante dos problemas que o site de downloads apresenta em computadores, alguns usuários podem se perguntar se é possível realizar esse processo através de outros meios digitais, como celulares e tablets, por exemplo.

Segundo a Receita Federal, essa possibilidade existe. Para que o cidadão realize a declaração pelo celular ou por outro dispositivo móvel, ele precisa fazer o download do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível nas versões para Android e iOS nas lojas do celular.

É importante lembrar que o prazo para declaração do Imposto de Renda começou ainda na última segunda-feira (7), e deve seguir até o próximo dia 29 de abril. A grande maioria dos analistas ouvidos pela nossa equipe acredita que o melhor a se fazer é não deixar esse processo para última hora.

Declaração pré-preenchida

Uma novidade na declaração do Imposto de Renda ainda levanta uma certa curiosidade. É o documento pré-preenchido. De acordo com a Receita Federal, esse é um processo que poderá ser realizado a partir do dia 15 de março.

Membros da Receita Federal dizem que esse documento chegará nas mãos dos usuários com várias informações já preenchidas. Com isso, entende-se que o cidadão terá menos trabalho para seguir com o processo de declaração.

Para ter acesso ao sistema de documento pré-preenchido, o usuário precisa ter um login nível prata ou ouro na plataforma gov.br. Quem possui certificado digital também pode conseguir entrar neste processo em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.