IR: saiba como consultar a sua restituição do Imposto de Renda

Utilize o sistema “Consultar Restituição IRPF” para consultar a situação da sua restituição. Saiba mais detalhes!

Consulte a sua restituição do Imposto de Renda

 Conforme informações oficiais da Receita Federal, utilize o sistema “Consultar Restituição IRPF” para consultar a situação da sua restituição. Primeiramente, utilize o sistema “Consultar Restituição IRPF” para consultar a situação da sua restituição. 

Sendo assim, para ter informações mais detalhadas sobre o processamento da sua declaração, utilize o canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou pelos aplicativos.

Acessos disponíveis pela web e por aplicativo

Dessa forma, é possível consultar o seu IRPF pela Web através do seguinte link:

Consultar restituição IRPF

Para consultar informações mais detalhadas, você pode acessar o portal e-CAC ou realizar consultas no aplicativo.

   Web :  

  • Meu Imposto de Renda (Portal e-CAC)
  • Meu Imposto de Renda (App Store) 
  • Meu Imposto de Renda (Google Play)

Importante ressaltar que esse serviço não possui nenhum custo, já que este serviço é gratuito para o cidadão.

 A declaração IRPF aguarda a liberação de recursos para pagamento da restituição. Conforme informações oficiais da Receita Federal, os pagamentos são efetuados de acordo com o cronograma de lotes.

Sendo assim, a ordem dos pagamentos é definida pela data de transmissão da declaração, respeitadas as prioridades definidas em lei (idosos e portadores de doença grave ou deficiência física ou mental). A qualquer momento, no entanto, a declaração em fila de restituição pode retornar para análise.

Consulte o cronograma dos lotes 

O cronograma de pagamento dos lotes de IRPF pode ser consultado na seção Acesso Rápido/Dados e Estudos/Restituição IRPF/Cronograma. Assim como as datas de transmissão das declarações incluídas em cada lote encaminhado ao banco para pagamento, nesse e nos exercícios anteriores.

Conforme informações oficiais, o pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.

Como solicitar restituição não resgatada na rede bancária?

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, por conta de qualquer problema com a sua conta bancária, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC.

Sendo assim, o resgate fica disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Quem não deve enviar a declaração?

A pessoa física está dispensada da apresentação da declaração, desde que:

  • a) não se enquadre em nenhuma das situações da tabela acima;
  • b) conste como dependente em declaração apresentada por outra pessoa física;
  • c) teve a posse ou a propriedade de bens e direitos, quando os bens comuns forem declarados pelo cônjuge ou companheiro. Desde que o valor total dos seus bens privativos não exceda o limite (especificado na tabela acima), em 31 de dezembro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.