IR: quais são os benefícios para quem declara no início do prazo?

De acordo com informações da Receita Federal, usuário que declara o Imposto de Renda no início do prazo possui vantagens

Qualquer especialista em direito tributário concorda que realizar a declaração do Imposto de Renda no início do prazo dado pela Receita Federal é a melhor opção. Tais analistas  afirmam que a opção de deixar tudo para a última hora pode ser uma escolha perigosa. Mas afinal, quais são os benefícios para quem declara antes?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a Receita Federal iniciou o prazo de declaração do Imposto de Renda ainda na última segunda-feira (7). Desse modo, nós estamos nesta quarta-feira (9), entrando no terceiro dia possível para realizar a declaração do imposto, ou seja, ainda no início deste prazo regulamentar.

Alguns especialistas afirmam que a maior vantagem de quem declara o imposto de renda mais cedo é o aumento de chances de receber sua restituição mais cedo. Caso o cidadão tenha direito de receber esse valor de volta, provavelmente  conseguirá o ressarcimento logo nos primeiros lotes.

Outro ponto apontado por analistas é a questão da praticidade. Quem faz o download do programa da declaração deste ano no mesmo computador em que realizou o processo em 2021, terá a possibilidade de importar todos os dados de um documento para o outro. Isso faz com que o cidadão necessite  realizar apenas algumas alterações.

Quem faz a declaração mais cedo também passa a ter o tempo como uma espécie de aliado. É comum que as pessoas errem algumas informações no preenchimento deste documento. O indivíduo que fez a declaração no início do prazo, terá uma maior quantidade de dias para tentar voltar ao sistema e fazer as alterações. De acordo com a Receita Federal, esse é um processo comum que não exige nenhum tipo de custo extra.

Declaração do Imposto de Renda mais curta

Este ano, o período da declaração do Imposto de Renda está mais curto comparado ao que se viu nos anos anteriores. Acontece que a greve de servidores da Receita Federal ainda no ano passado ocasionou essa situação.

Isso quer dizer que o cidadão que declara esse imposto precisa se preparar ainda mais cedo para conseguir fazer o envio antes do prazo final. Quem não envia essas informações pode ter que pagar uma multa.

A Receita Federal ainda não divulgou a quantidade de pessoas que fizeram a declaração do Imposto de Renda nesses primeiros dois dias de prazo. Entretanto, a instituição afirma que existe uma grande quantidade de usuários tentando acessar os sites de download do programa oficial.

Problemas de acesso

Esse congestionamento acabou tendo impacto no sistema oficial de declaração. De acordo com a própria Receita Federal, o site principal registrou uma série de problemas nesses primeiros dias por causa desta alta demanda.

De qualquer forma, os servidores afirmam que há um grande ritmo de trabalho para resolver esse problema no processo da declaração. Eles também afirmam que as pessoas que não conseguiram baixar o programa, podem tentar novamente em outro momento do dia.

De acordo com as informações oficiais, mais de 34 milhões de brasileiros precisam declarar o Imposto de Renda neste ano de 2022. São pessoas que registraram um rendimento de mais de R$ 2.379,97 no ano base de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.