IOF – Entenda o Imposto Sobre Operações Financeiras

IOF – O Imposto sobre Operações Financeiras

IOF, o Imposto Sobre Operações Financeiras, é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em qualquer operação financeira. Sendo assim, o IOF é pago em seguros, operações de crédito, câmbio, operações de títulos e valores mobiliários.

O valor arrecadado através do IOF é uma maneira de controlar a economia do país, uma vez que quanto mais IOF arrecadado, mais operações financeiras ocorreram. Todavia, esse controle não é total, já que o IOF incide em transações de empréstimos. 

Quando eu pago o IOF? 

Você paga IOF ao resgatar um investimento, contratar um seguro, usar o cartão de crédito fora do país, realizar transações em moeda estrangeira, usar cheque especial ou crédito rotativo.

Compras internacionais

Em compras internacionais é cobrado 6,38% de IOF sobre o valor da compra feita no exterior. No entanto, você paga IOF em compras feitas em sites internacionais, ainda que você esteja no Brasil.

Operações de câmbio

Já para compra e venda de moedas estrangeiras, você paga 1,1% de IOF, já que essa é a porcentagem cobrada pela operação de câmbio. 

Empréstimos e financiamentos

Já para empréstimos, o IOF cobrado é  cobrado 0,38% sobre o valor total mais uma porcentagem de 0,0082% por dia, calculada de acordo com o prazo de pagamento. O mesmo vale para os casos de financiamentos. Todavia, em caso de financiamento de imóveis não há cobrança de IOF. 

A forma de cobrança do IOF para os investimentos pode variar, de acordo com o tempo entre a aplicação e o resgate.

Investimentos resgatados antes de 30 dias 

Estão sujeitos a IOF os seguintes investimentos:

Seguros

A cobrança do IOF para os seguros varia entre 0,38% e 25% e pode ser aplicado sobre o prêmio ou o valor pago à seguradora.

Poupança  LCI e LCA estão isentos de IOF

Já os investimentos em LCI, LCA e na poupança não têm IOF, independentemente do tempo de resgate. Lembrando que, caso espere por mais de 30 dias para resgatar o investimento, o IOF não será cobrado.

Tempo de PermanênciaAlíquotas Regressivas
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20,0%
De 361 a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15,0%

 

Tabela da Alíquota do IOF
OperaçãoValor do IOF
Compras no exterior com o cartão6,38%
Compra ou venda de moeda estrangeira1,1%
Empréstimo ou financiamento0,38% + 0,0082%* ao dia, limitado a 3%
Cheque especial ou Rotativo do cartão de crédito0,38% + 0,0082% ao dia, limitado a 3%
InvestimentosZero a 96% sobre os rendimentos
Seguro de vida0,38%
Seguro de bens7,38%

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.