Investimentos: diversifique de forma planejada, faseada e segura - Notícias Concursos

Investimentos: diversifique de forma planejada, faseada e segura

É possível que você diversifique seus investimentos para além da poupança. Confira dicas para o novo investidor!

É possível que você diversifique seus investimentos para além da poupança. Entretanto, é necessário que se atente a alguns pontos para que possa elevar a sua rentabilidade de modo seguro.

Investimentos: diversifique de forma planejada, faseada e segura

O mercado de investimentos tem se popularizado exponencialmente. Por isso, cada vez mais, surgem novos investidores com muitas dúvidas sobre qual é a melhor opção de investimento no momento.

Entretanto, para que consiga escolher a melhor opção, você precisa ter clareza sobre todas as opções existentes no mercado, de maneira que avalie as suas necessidades atuais. Dessa forma, você poderá direcionar suas metas para cada opção, considerando o curto , médio e longo prazo.

Cenário econômico

Estudar o cenário econômico é muito importante para o investidor; já que a volatilidade impacta na rentabilidade do investimento no momento atual. 

Por exemplo, considerando a elevação da Selic, anunciada pelo Copom, para 11,75%, a rentabilidade dos investimentos de renda fixa tornam-se extremamente atrativas. No entanto, é necessário que avalie os riscos de outras opções para que possa diversificar de modo planejado.

Por isso, é necessário que o investidor estude o mercado e entenda o cenário que envolve todos os fatores econômicos, para que possa evitar perdas através de investimentos que não atendam a sua necessidade de forma integral.

Você deve conhecer seu perfil de investidor

Sendo assim, você deve conhecer seu perfil de investidor e estudar todas as possibilidades. Por isso, é aconselhável que você faça um planejamento voltado para o mercado de investimentos.

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma necessidade de todos, porém, o investidor deve considerar alguns pontos relevantes. Por exemplo:

  • Quais são os valores que você pode disponibilizar para cada uma das opções existentes no mercado?
  • Qual é o prazo que você pode aguardar para realizar o resgate?
  • Quais são as suas metas?
  • Qual é a possibilidade de você precisar resgatar valores antes do prazo determinado?

Certamente, essas análises devem ser feitas de forma pormenorizada para que possa estudar as opções que melhor atendam suas expectativas.

Sites confiáveis

Além disso, é importante destacar que você deve buscar informações em sites oficiais, como a Bolsa de Valores Brasil (B3) e o Banco Central do Brasil (BCB), visto que são fontes de informações relevantes para os investidores, bem como, outras diversas plataformas disponibilizam simuladores para que o investidor possa entender o mercado.

Não menos importante, entre no mercado de investimento pelas opções de renda fixa; pois são opções que permitem que você estude o mercado na prática, obtendo a clareza sobre a sua rentabilidade ao final do período contratado. Dessa forma, você poderá entrar no mercado de investimentos de maneira planejada, faseada e segura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?