Invalidação das emoções: O que é? Quais os perigos?

invalidação das emoções aparece em diferentes esferas da vida em sociedade. Especialmente em tempos de “positividade tóxica”, a invalidação tem marcado presença em espaços profissionais, pessoais, sociais, etc.

Parece que as emoções não devem mais ser sentidas, ou que existem réguas que medem o que vale ou não ser sentido.

Pensando nesse tema importante, desenvolvemos este conteúdo com uma série de reflexões que podem ser úteis. Acompanhe.

O que é a invalidação das emoções? Quais situações caracterizam essa invalidação?

A invalidação de emoções pode ser compreendida como o ato de reduzir a importância da emoção de alguém. É o caso de comparar a dor de uma pessoa com a de outra, dizendo que a situação dela “não é tão ruim” e que ela “não deveria sofrer por isso”.

Esse tipo de postura dá a entender que existem níveis de sofrimento, e que se não atingirmos determinado nível, teremos que nos contentar com o que temos, sem sofrer ou sentir a emoção.

Essa prática pode acontecer de diferentes maneiras, como por exemplo:

  • Comparações para dizer que o que a pessoa sente nem é tão ruim.
  • Usar frases prontas para forçar um “lado positivo” da situação.
  • Dizer que quem sofre com as emoções é fraco.
  • Ordenar que a pessoa separe as emoções do dia a dia de trabalho, como se isso fosse possível.
  • Entre outras variáveis semelhantes.

Quais os perigos da invalidação das emoções?

Os perigos da invalidação das emoções envolvem-se com o excesso emocional que fica “guardado” na mente da pessoa. Por vergonha de ser vista como fraco, o indivíduo pode esconder as reais emoções que vêm sentindo ao longo dos dias.

Porém, acontece que as emoções não se apagam de dentro de nós se não conseguirmos dar vazões para resolver os problemas que causam tais efeitos em nossa mente. Sendo assim, a invalidação das emoções pode provocar uma série de efeitos, como por exemplo:

1. Sobrecarga emocional

As nossas emoções têm função em nossas vidas. Elas nos ajudam a refletir sobre o que causa desconforto em nós, visando reorganizar alguns fatores que podem provocar efeitos negativos em nosso cotidiano.

Porém, quando apenas “engolimos o que sentimos”, sem dar atenção para essas emoções, podemos começar a sobrecarregar a mente. Essa sobrecarga, inclusive, pode resultar em dores e problemas psicossomáticos, como os casos de estresse que resultam em enxaquecas constantes.

2. Sentimento de desamparo

O sentimento de desamparo também pode surgir quando um indivíduo sofre com a invalidação das emoções. Por exemplo, se a pessoa recorre a alguém de confiança para conversar sobre um problema, mas recebe uma invalidação de volta, ela pode se calar e se sentir desamparada diante do problema que está vivendo.

3. Negligência com a saúde mental

A negligência com a saúde mental é um dos pontos mais críticos da invalidação das emoções. Afinal, se a pessoa não tem espaço e nem o direito de sentir e vivenciar as suas emoções, isso pode resultar em quadros de problemas de saúde mental mais tarde.

É o caso de pessoas que podem vir a ter crises do pânico ao não conseguir administrar as emoções que são armazenadas dentro de si.

Obviamente, esse é apenas um exemplo de como a invalidação das emoções pode impactar a saúde mental. Por isso, considere se manter atento a esse ponto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.