Comportamento do consumidor online: veja o que mudou no pós-pandemia

Como será que as pessoas estão administrando suas finanças atualmente?

A pandemia, como todos sabemos, fez com que todo o mundo adotasse hábitos diferentes em diversos sentidos. Com o fato de ter que ficar mais recluso em casa, um novo grupo de pessoas surgiu com o comportamento do consumidor online. Isso foi o que deu um grande impulso nas compras pela Internet.

Considerando o isolamento social, vários cidadãos procuraram pelos serviços remotos, que estavam sempre a um cliquezinho de distância. Mas, depois do fim de tantas restrições e da retomada da economia, como ficou o comportamento do consumidor online? Pois, o Notícias Concursos, na matéria desta sexta-feira (21) te mostrará como está.

Como ficou o comportamento do consumidor online?

Um dos segmentos que teve alta durante esse período de pandemia foi o de supermercado. Agora, as pessoas descobriram a facilidade desse tipo de compra. Outro segmento que cresceu bastante foi o de cosmético e perfumaria, sem contar com os produtos de saúde e higiene.

Isso significa que a mudança de comportamento do consumidor, primeiramente, foi a de não comprar mais olhando o preço, mas sim, de comprar necessidades básicas pela web. Assim, elencamos os novos comportamentos nas compras online:

Dia da semana

A maior parte dos consumidores prefere fazer suas compras ao longo da semana, especialmente às terças-feiras, tendo uma queda quando chega o fim de semana. Sábado e domingo, quando se está menos ocupado, o indivíduo acaba optando pelas compras nas lojas físicas e deixam os e-commerces. Entretanto, durante a semana, a preferência é mesmo pelas compras online por conta da rapidez e da praticidade do produto entregue no conforto de casa.

Comportamento do consumidor online: veja o que mudou no pós-pandemia
Comportamento do consumidor online: veja o que mudou no pós-pandemia – Canva Pro

Expectativa na entrega

As experiências de compra foram um ponto bem importante nas mudanças de comportamento. Quando não havia a pandemia, a maioria das pessoas fazia suas compras no comércio físico. Mas, com o isolamento social, houve uma necessidade em atender grandes demandas, o que fez com que as entregas ficassem bem rápidas.

As experiências nas compras são fundamentais, e hoje em dia, os e-commerces querem envolver seus clientes para quererem repetir as experiências novamente. Por exemplo, as Americanas possuem uma opção onde o cliente recebe o produto em 3 horas. Já no Mercado Livre, as entregas podem acontecer em poucas horas, dependendo da cidade. Sem contar com a Magalu, onde é possível ter o prazo de 1 hora disponível para buscar na loja. Assim, os consumidores aderiram às compras pela Internet por causa do confinamento, mas gostaram e continuaram a comprar seus produtos por esse meio.

Influência da Internet

O mundo está a cada dia mais digital, portanto, nas redes sociais encontram-se influências fortes para o comportamento dos indivíduos, inclusive não é diferente nas compras. Antes de adquirir algum item, realmente é normal procurar opiniões dos outros usuários sobre os produtos.

As mídias agora são referências para muitas pessoas, portanto, quando alguém pensa na aquisição de um objeto, comumente se influencia através das redes, onde se vê vídeos e comentários com a descrição do funcionamento real do produto. Dessa forma, as críticas negativas e positivas mudam o comportamento do consumidor online fazendo-o decidir se comprará ou não o item.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.