Como ser mãe e profissional ao mesmo tempo?

Apesar de este texto começar com a pergunta que diz “como ser mãe e profissional ao mesmo tempo“, a verdade é que não existe um passo a passo para isso.

O que existem são ações que podem ajudar a criar uma rotina mais equilibrada e saudável. Porém, isso não significa que você terá um cronograma “mágico” para ter uma vida plena e feliz. Isso não existe.

Com isso em mente, considere as nossas dicas de hoje como uma reflexão a mais para a sua rotina. Vamos lá?

Como ser mãe e profissional ao mesmo tempo?

Ser mãe e profissional ao mesmo tempo é desafiador, a gente sabe. A rotina costuma ser intensa, as obrigações são relativamente grandes, o que exige uma postura específica dessas mulheres guerreiras.

Porém, devemos ter o cuidado para não romantizarmos os excessos nessas circunstâncias. Além disso, devemos saber escutar as nossas emoções, dar voz ao que sentimos e, ainda, respeitar quem somos e os nossos limites.

Partindo dessas premissas estaremos colocando a nossa saúde, física e mental, como prioridade em nossa vida. E isso é essencial para que consigamos trilhar um caminho focado no bem-estar.

E para lhe ajudar com toda essa autoanálise e mudanças efetivas, fizemos uma listagem com algumas considerações relevantes. Continue lendo.

1. Entenda que não podemos abraçar o mundo

O primeiro ponto que devemos ter em mente quando pensamos em ser mãe e profissional ao mesmo tempo, é o de que não podemos abraçar o mundo.

A sociedade costuma endeusar as mulheres mães, romantizando os excessos e as sobrecargas. Isso prejudica a saúde de uma forma geral.

Por isso, esteja ciente de que você tem limites e não deve aceitar tudo o que vir pela frente. Você pode, sim, pedir ajuda. Pode buscar apoio. Pode, simplesmente, dizer não.

2. Aprenda a delegar algumas tarefas

Aprender a delegar tarefas também é indispensável. Afinal, para ser mãe e profissional ao mesmo tempo é necessário abrir mão de determinados momentos do dia.

Você não terá aquele tempo de sobra para cuidar da casa. Bem como não terá aquele tempo de sobra para terminar um trabalho à noite, em casa.

Sendo assim, delegar algumas tarefas, sejam elas domésticas ou profissionais, é um caminho para construir uma rotina mais equilibrada.

3. Cuidado com a busca da perfeição

Pare, imediatamente, de buscar a perfeição. Primeiro porque ela não existe; segundo porque essa busca pode levar você à exaustão física e mental.

Cuidado com os rótulos!

4. Delimite uma rotina estruturada

Uma rotina bem estruturada é um dos fatores que devem ser levados em conta ao ser mãe e profissional ao mesmo tempo. Se você não tiver uma rotina de trabalho bem definida, e tampouco uma rotina em casa – com relação à alimentação e banho do filho, por exemplo, poderá se sobrecarregar sem saber o que fazer primeiro.

Estude o que pode ser relevante enquanto rotina e comece a implementá-la na sua vida.

5. Cuide da sua saúde mental

Por fim, para ser mãe e profissional ao mesmo tempo é preciso estar ciente de que os cuidados com a saúde mental são bem relevantes.

Ter hábitos saudáveis, respeitar o que se sente, ouvir as emoções, praticar o autoconhecimento e, inclusive, optar pela psicoterapia são ações bem relevantes.

Priorize a sua saúde! Você merece esse cuidado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.