Inteligência Artificial e Enem: Saiba como a tecnologia pode ajudar na hora da prova

O estudante pode ter vários benefícios com as ferramentas

A Inteligência Artificial e suas ferramentas estão cada vez mais presentes na rotina de estudo dos alunos e na sala de aula de quem irá participar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. Todavia, nomes como ChatGPT, Google Bard e LuzIA, suas tecnologias e recursos, neste momento, já são bastante conhecidos.

A princípio, essas ferramentas de Inteligência Artificial podem ser utilizadas pelo aluno como se fossem suas aliadas, na preparação para o Enem de 2023. Entretanto, é importante mencionar que elas devem ser utilizadas com todo o cuidado. É necessário confirmar todas as informações recebidas pelos chatbots.

Desse modo, é importante dizer que mesmo apresentando grandes inovações tecnológicas, essas ferramentas que utilizam Inteligência Artificial possuem seus limites. Mesmo assim, elas podem contribuir bastante com os estudos de inúmeras maneiras. O aluno deve utilizá-las sempre que possível, garantindo vários benefícios.

Analogamente, as ferramentas de Inteligência Artificial, na grande maioria dos casos, podem ser utilizadas de forma gratuita. Para ter acesso à tecnologia, é necessário criar uma conta e inserir seus dados pessoais. Em seguida, os usuários podem fazer várias perguntas ao chatbot e receber as respostas em tempo real.

Tecnologia de Inteligência Artificial

Por essas e outras razões, as ferramentas de Inteligência Artificial oferecem aos estudantes inúmeros benefícios. Elas são rápidas e práticas, apresentando uma solução para um grande número de situações. O problema é que os robôs nem sempre apresentam respostas verdadeiras, o que pode ser uma grande dor de cabeça.

Além disso, quem utiliza da tecnologia deve ter um conhecimento básico para que possa usufruir de seus benefícios de maneira efetiva. É importante que o estudante saiba que os chatbots não substituem os professores. Fazer um cursinho, ou ainda ler um bom livro, ainda são aspectos fundamentais, necessários, no dia a dia do aluno.

Neste cenário, deve-se destacar que as ferramentas de Inteligência Artificial são apenas mais um recurso extra, que pode auxiliar o estudante para se sair bem na prova do Enem. Aliás, os chatbots se comparam ao buscador do Google, neste sentido. Anteriormente as pessoas recorriam a ele em busca de maiores informações.

Inteligência Artificial e o Enem
Inteligência Artificial e o Enem/Fonte: pixabay

Sistemas tecnológicos

Atualmente é possível destacar dois grupos em destaque relativos à tecnologia de Inteligência Artificial. Os primeiros são as plataformas de predição. Os segundos são as tecnologias generativas, como o ChatGPT, por exemplo. Ela é uma das mais populares, desenvolvida pela empresa norte-americana OpenAI no final de 2022.

Vale ressaltar que a plataforma de inteligência artificial preditiva pode ser útil para o estudante como uma ferramenta de aprendizado por reforço. Em síntese, é possível, através dela, conhecer seus pontos fortes e fracos, respondendo a várias perguntas e obtendo do chatbot a identificação de certas dificuldades, por exemplo.

Dessa maneira, a ferramenta de Inteligência Artificial pode propor ao aluno várias questões, tornando mais fácil o aprendizado de determinado conteúdo, onde ele ainda possui uma certa dificuldade. Esse já é um uso tradicional desta ferramenta tecnológica, que é inclusive anterior a Inteligência Artificial generativa.

As ferramentas de Inteligência Artificial generativa são bastante recentes, inovadoras e têm tido um grande sucesso nos últimos tempos. Elas utilizam uma grande base de dados e informações, e podem até mesmo construir textos. Se você perguntar ao chatbot o que é esse tipo de tecnologia ele dará uma resposta razoável.

Tecnologia nos estudos

Em suma, para dar uma resposta a uma pergunta do estudante, o chatbot irá fazer uma procura em uma variedade de textos presentes nessa base de dados, sobre a inteligência artificial. Sendo assim, o robô irá construir uma resposta utilizando a maioria das informações. Portanto, é preciso que a base de dados seja confiável.

Dessa maneira, o chatbot pode ser uma ferramenta de grande qualidade, dependendo da base de dados utilizada. Isso quer dizer que em alguns casos, o estudante, ao fazer uma pergunta ao robô, que utiliza uma base de informação menos qualificada, corre então o sério risco de receber uma resposta incorreta.

Em conclusão, pode acontecer também de não haver uma atualização da base de dados da ferramenta de Inteligência Artificial. Os usuários muitas vezes não têm acesso a estas informações e não sabem em que os chatbots estão se baseando. Portanto, estudar apenas por esses robôs não é o ideal. Deve-se sempre checar as informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.