Cidadão pode declarar o Imposto de Renda de maneira incompleta. Entenda

Receita Federal afirma que os brasileiros têm até esta terça-feira (31) para enviar a declaração do Imposto de Renda

O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda termina oficialmente nesta terça-feira (31). O cidadão que não enviar os documentos poderá ter que pagar uma multa que varia entre R$ 165,74 até a 20% do valor do imposto devido. Dessa forma, para evitar o processo, o cidadão precisa se apressar para enviar tudo até o final do prazo atual.

Está na dúvida se os dados estão corretos ou não? Não tem problema. De acordo com especialistas na área, a dica é enviar a declaração do jeito que ela estiver. Sendo assim, mesmo que o cidadão não tenha segurança nos dados, é melhor enviar as documentações. O mesmo vale para os indivíduos que não conseguiram reunir toda a documentação exigida.

Normalmente, o processo de declaração do Imposto de Renda exige o envio de uma série de documentos. Contudo, em alguns casos, os cidadãos não conseguem reunir toda a papelada até o final do prazo. Assim, a dica é enviar a declaração mesmo que não esteja completa. Nesse sentido, ele não correrá o risco de pagar a multa imposta pela Receita Federal.

Especialistas na área afirmam que o cidadão que enviar a declaração com algum erro, terá a oportunidade de realizar as possíveis alterações, embora o prazo final tenha chegado. Dessa forma, mesmo depois da próxima terça-feira (31), os cidadãos terão a oportunidade de realizar novas retificações, e não pagarão nenhuma multa no processo.

Para tanto, basta usar o mesmo app usado para o envio inicial das documentações. Por lá, o indivíduo precisa clicar na opção de Declaração Retificadora, que fica localizada na ficha de Identificação do Contribuinte. Vale lembrar que é necessário ter em mãos o número do recibo encontrado na declaração original enviada.

Não é possível mudar o modelo

No entanto, o processo de retificação das informações depois do prazo, possui algumas regras. Uma delas, por exemplo, é que o cidadão não poderá mudar o modelo da declaração enviada inicialmente. Ele terá que repetir a mesma forma.

São dois tipos de declaração: a simples e a completa. No momento do envio inicial, o cidadão pode escolher uma das duas. Caso precise retificar alguma informação depois do prazo, ele terá que manter o mesmo modelo escolhido na versão inicial.

Em tese, os cidadãos que têm mais deduções para incluir precisam escolher o modelo completo. É o caso, por exemplo, de quem tem dependentes e gastos com saúde. Para quem não tem as deduções, a melhor opção de escolha é pelo modelo simples.

Imposto de Renda

Dados mais recentes da Receita Federal mostram que mais de 4 milhões de pessoas ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda até este momento. Há o temor de que boa parte dos cidadãos deixe tudo para a última hora.

Caso muita gente tente acessar o sistema de uma só vez, há a possibilidade de congestionamento no sistema. Assim, é possível que alguns usuários não consigam realizar o procedimento dentro do prazo e tenham que pagar uma multa.

Ao todo, a Receita Federal estima que pouco mais de 34 milhões de declarações sejam recebidas neste ano. Vale lembrar que mesmo quem não tem obrigação de realizar a declaração, pode optar por enviar a documentação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.