Pesquise o número do PIS, NIT e NIS pela internet gratuitamente

O PIS (Programa de Integração Social), o NIS (Número de Identificação Social) e o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) tratam-se do mesmo número. A princípio, a definição do nome é meramente estabelecida conforme a base de dados onde foi emitido.

Neste sentido, um trabalhador com carteira assinada pode encontrar o mesmo número como PIS e NIT. Indo para uma concepção mais ampla, o cidadão brasileiro possui o NIS, assim que se registra em órgão sociais, como no CadÚnico, por exemplo.

Diante disso, o número pode ser consultado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho.

Logo, veja a seguir como encontrar o seu NIS (PIS/NIT) pelo site do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Número do PIS, NIT e NIS pela internet; veja o passo a passo

  1. Primeiramente, acesse o site do Cnis;
  2. Na página inicial, clique sobre “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu;
  3. Agora, escolha a opção “Filiado”;
  4. Em seguida, digite seu nome completo em “Nome de Filiado” e depois preencha o nome completo da sua mãe (idêntico ao que está em na carteira de trabalho, mesmo se houver erros de digitação);
  5. Informe o número do seu CPF e sua data de nascimento;
  6. Em “documentos complementares”, insira o número do seu RG é suficiente, sem pontos e sem hífen;
  7. Digite o texto que aparece na imagem e depois clique em “Continuar”;
  8. Caso os dados estejam corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS;
  9. Por fim, anote o número do NIT que aparece no final desta mensagem e pronto.

Você já pode utilizar o número para consultar nos sites referentes ao FGTS, PIS/Pasep e outros que exigem a informação.

3 maneiras de consultar o número do Programa de Integração Social

Há 3 maneiras de confirmar o número do seu PIS, é possível realizar por telefone, por meio de seu CPF, ligando para o telefone da Previdência Social (135). Selecionando a opção 5, um atendente vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Ou então pelo serviço Caixa Cidadão, no telefone 0800-7260207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com atendente ocorre de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Também é possível consultar via aplicativo. Na CTPS digital, por exemplo, é possível conferir o número do PIS dentro de um dos contratos registrados, na versão Android ou iOS, assim como no aplicativo do FGTS. Também é possível consultar nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

O número do PIS pode ser visto no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). No site da Caixa, a consulta é possível pelo CPF. Também é possível acessar o site do FGTS, basta apenas realizar o cadastro, e no site consultar os dados do usuário no ícone superior à direita – incluindo o número do PIS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.