INSS: veja como consultar benefícios pelo aplicativo

INSS: veja como consultar benefícios pelo aplicativo

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem consultar a situação dos seus benefícios sem sair de casa. É possível realizar o procedimento por meio do telefone, site ou aplicativo.

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem consultar a situação dos seus benefícios sem sair de casa. É possível realizar o procedimento por meio do telefone, site ou aplicativo.

Como consultar o benefício do INSS

Por telefone

Aqueles que quiserem, podem consultar o benefício através da central de atendimento, pelo número 135. Ao fazer a ligação, será necessário informar o número do CPF e outros dados cadastrais, a fim de evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site

Por meio do site Meu INSS, o segurado consegue facilmente ter informações acerca do seu benefício. Ao acessar a plataforma com o login e senha, basta buscar pelo “Extrato de Pagamento” e conferir todas informações concernentes aos repasses do abono.

Também pelo site, é possível acessar outros serviços do INSS, como:

  • Agendamentos;
  • Solicitação de extratos; e
  • Consulta do número do benefício.

Pelo aplicativo

Por fim, o aposentado ou pensionista pode obter as informações através do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Como no site, também será necessário fazer o login para ter acesso aos serviços disponibilizados pela autarquia.

Pedido e análise de benefícios

O INSS também possibilita que solicitação de benefícios sejam realizadas pelos meios digitais. No total, mais de 90 serviços podem ser solicitados diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS. Veja alguns deles:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Recurso e revisão.

No mais, o segurado ainda consegue enviar a documentação digitalizada, escaneada ou fotografada pelo próprio celular. Feita a solicitação, é possível acompanhar o pedido pelo número do protocolo.

Após fazer a análise, o INSS dará um dos seguintes resultados referente ao benefício:

  • Habilitado: quando o pedido ainda está em avaliação;
  • Deferido: quando o benefício foi aprovado e será concedido;
  • Indeferido: quando o benefício foi analisado e negado para o segurado.
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