Projeto permite inclusão de empresas com dívidas no INSS no SIMPLES NACIONAL

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou, por meio do Projeto de Lei Complementar (PLP) 164/21, uma proposta que poderá permitir que empresas com débitos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possam aderir ao Simples Nacional.

Projeto permite inclusão de empresas com dívidas no INSS no SIMPLES NACIONAL

O PLP 164/21 propõe uma modificação no Estatuto da Micro e Pequena Empresa, abrindo a possibilidade para que companhias com pendências no INSS possam aderir ao Simples Nacional. Em suma, esse regime tributário simplificado é direcionado a micro e pequenas empresas, oferecendo uma carga tributária mais simplificada e unificada.

Conforme o relator do projeto, deputado Rodrigo Valadares (União-SE), a aprovação dessa medida pode trazer benefícios significativos. Concisamente, ele destacou que essa proposta visa evitar que dificuldades financeiras momentâneas se transformem em obstáculos permanentes para a continuidade das atividades empresariais.

Além disso, Valadares também propôs uma emenda ao projeto, determinando que as empresas regularizem suas dívidas com o INSS dentro de um prazo de 36 meses. Essa emenda busca estabelecer um limite para a exclusão prevista na lei atualmente em vigor.

Argumentos favoráveis e autor da proposta

O autor original da proposta, o ex-deputado Carlos Bezerra (MT), defendeu a ideia, afirmando que é necessário permitir o acesso ao Simples Nacional mesmo para pequenas empresas que enfrentam dívidas junto ao INSS.

Desse modo, ele enfatizou que essa flexibilização do sistema tributário poderia oferecer um fôlego necessário para a regularização das pendências fiscais.

Tramitação e próximos passos

Apesar da aprovação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, o PLP 164/21 ainda precisa passar pela análise de outras comissões. Sendo assim, o texto seguirá para a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços; a Comissão de Finanças e Tributação; e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Somente após a avaliação e aprovação nessas instâncias é que o projeto será encaminhado para votação no Plenário.

Uma importante medida econômica para as empresas

Certamente, a possível inclusão de empresas com dívidas no INSS no Simples Nacional é um tema que gera expectativas e debates acalorados no meio empresarial e político.

Dessa forma, a proposta visa oferecer um fôlego financeiro para essas empresas, possibilitando que elas regularizem suas pendências fiscais de forma mais flexível, mantendo sua continuidade no mercado. No entanto, a decisão final sobre essa modificação no sistema tributário ainda está em processo de avaliação e discussão nas instâncias legislativas competentes.

Incentivos fiscais para empresas: estratégias e benefícios

No mundo empresarial, os incentivos fiscais desempenham um papel fundamental, sendo considerados importantes ferramentas para impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento de negócios.

Resumindo, esses benefícios oferecidos pelo governo podem assumir diversas formas, desde reduções de impostos até créditos tributários, com o intuito de estimular investimentos, inovação e geração de empregos.

Projeto permite inclusão de empresas com dívidas no INSS no SIMPLES NACIONAL
Projeto permite inclusão de empresas com dívidas no INSS no SIMPLES NACIONAL. Imagem: Canva

Tipos de incentivos

Em suma, existem várias formas de incentivos fiscais oferecidos pelo governo. Dentre os mais comuns, podemos citar:

  • Redução de impostos: isenções ou diminuições nas alíquotas de tributos como o Imposto de Renda, ICMS, IPI, entre outros.
  • Financiamentos e subsídios: concessão de crédito com taxas de juros reduzidas ou condições facilitadas, visando fomentar investimentos.
  • Incentivos regionais: benefícios concedidos a empresas que se instalam em determinadas regiões, visando promover o desenvolvimento regional.
  • Incentivos para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D): créditos tributários para empresas que investem em atividades de inovação e desenvolvimento tecnológico.

A relevância de estar em conformidade com as leis em vigor

De modo geral, é essencial que as empresas estejam cientes das regulamentações e requisitos para usufruir desses incentivos fiscais. Uma vez que a conformidade com as leis e a transparência nas práticas contábeis são fundamentais para evitar problemas legais e garantir a manutenção desses benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.