Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS vai pagar 14º salário ainda em dezembro? Conheça a proposta

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu urgência na aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.657/2020 que prevê a criação do 14º salário emergencial. De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebeu voto favorável de Paim, relator do projeto na Comissão. Segundo o senador, aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% desse grupo recebe apenas um salário mínimo por mês.

“A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” disse Paim.

“O 14º salário, além de socorrer os aposentados, os que estão no grupo de risco, também irá servir como injeção de recursos na economia. Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS. O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos. Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país”, confirmou o senador.

Sobre o PL

A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo. O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.

A proposta, que já alcançou mais de 60 mil assinaturas, foi encaminhada a comissão da CDH do Senado, deve ser apreciada pelos senadores ainda nesta semana.

Se aprovado, e transformada em Projeto de Lei ou PEC, a proposta é colocada para votação no plenário. Se os senadores aprovarem, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para também ser apreciada pelos deputados por maioria simples.

Leia Também:

Está "bombando" na Internet:

Acesse www.pensarcursos.com.br
133 Comentários
  1. HERCULES Diz

    Senador Paulo Paim ou ENGANADOR? É UM SER ATOA IGUAL AOS OUTROS, PILANTRAS – MEMBROS DE UMA SÓ QUADRILHA DE BANDIDOS, É ISSO QUE ESTA NO CONGRESSO BRASILEIRO. BANDIDOS QUE SÓ PENSAM NELES PRÓPRIOS,

  2. Roberto Kim Diz

    Para aumento de salário de Senadores… Deputados Federal e Estadual..Governadores…. Prefeitos…vereadores…O Aumento é da noite para o dia….Para os assalariados e aposentados é uma vergonha esse amento do governo…..um monte de políticos corruptos…e alguns que são bons acaba. Indo Maria vai com as outras…se não vc.fica fora da roda…. é vc assim que funciona…
    O cidadão hoje para entrar no Banco do Brasil…INSS.. CARGO PÚBLICO…E OUTROS TEM QUE FAZER CONCURSO E MONTE DE DOCUMENTAÇÃO. Aí um tal Zé que eu não tem estudo algum pode ser políico sem curriculum algum…esse País é uma Palhaçada e entran ganhando uma fortunsa e as vezes entran na gangue dos políticos corruptos…..Minha forma de pensar,….e que cada candidato tinha que ter um um diploma do UNIVERSITÁRIO….E COLOCAR CADA UM PARA ADMINISTRAR A PROFISSÃO QUE ESTUDOU E SE FORMOU. E MAIS UM UMA FICHA SUPER LIMPA…Mas no nosso Brasil quer Zé Mané pode ser político.

  3. Jeronimo Cesário Diz

    Esses deputados e senadores são tudo safados PRICIPALMENTE O Jair Bolsonaro presidente safado

    1. Aluísio de oliveira Diz

      Tirem o auxílio penitenciária e paga aos aposentados
      Ou o auxílio moradia de parlamentares que é um absurdo. nós aposentados somos os construtores deste país.o Brasil nós deve muito.bolsonaro eu acredito que seu coração é bom..vc tem compaixão.jesus vai te pedir pra nós ajudar
      Eu creio nele e em você.

  4. TATIANA Diz

    SERÁ QUE ESSES POLÍTICOS TEM FAMILIARES OU PAI E MÃE QUE ESTÃO PRECISANDO DESTE DINHEIRO? ACREDITO QUE NÃO, POIS ELES COMPARTILHAM O QUE OS FILHOS DELES ROUBAM. DESVIAM DINHEIRO PRA TODO QUANTO É LADO ISTO É, SOMENTE PARA ELES MESMOS. (POLÍTICOS CORRUPTOS) CAMBADA DE LADRÕES – VAGABUNDOS ORDINÁRIOS – CORRUPTOS – BANDIDOS. ETA BRASIL QUE TEM SÓ TEM POLÍTICOS QUE NUNCA PRESTOU PARA NADA, POIS SÓ ROUBA

  5. Sueli Fernandes Baracca Diz

    Votar neles nunca mais. Tds são iguaizinhos td bandido.
    O Brasil nunca terá gente seria no poder, está corrompido pela ganância e mal caratismo.
    Só tem ladrão nesse país nojento.

  6. wanderley Diz

    este bando de vagabundo so pensa ele mesmo os aposentado que trabalho a vida todo hoje não tem direito a nada deste pais, e considerado como lixo

  7. Olivia de oliveira Diz

    E quem recebe o Loas nada vai ser um Natal de miséria quem recebe o Loas também somos seres humanos ontem a não na consciência….

  8. Rosa Souza Diz

    Sou pensionista estou precisando urgentemente desse décimo quarto é um direito nosso nós não fomos ocupados de ter acontecido o que aconteceu essa pandemia que tiveram que adiantar nosso décimo terceiro agora queremos nosso décimo quarto pelo amor de Deus presidente senadores deputados olhem por nós se vcs estão aí foi nós que colocamos vcs por favor

  9. Raimundo Fátima Gonçalves Fátima Goncalves Diz

    boa noite brazil um pais com grandes riquezas o povo nesta situaçao….

  10. Nelson Alexandre do Nascimento Diz

    Nelson Alexandre do Nascimento tive um AVC preciso desse dinheiro do 14: salário para o meu tratamento da minha doença ainda tô acreditando as eleições tá aí em 2022 vamos limpa o congresso desse político mentiroso corruptos

    1. Vanderlei Sebastião Felipe calado Diz

      Poxa eu acho uma puta de sacanagem já que eles sabem que o dinheiro irá ajudar o povo e ainda voltará para o cofre público e irá ajudar a inconomia em 2021.
      Pra mexer no FGTS para ajudar a cobrir o cofre público ele deram um jeitinho rápido, porque agora sendo mais fácil e que sairá, mais voltará de imediato eles estão de gracinha???
      O povo não e fantoche e nem estamos, como Dilma falou: que tudo no Brasil é samba.
      Onde está sua moral presidente o povo depende de vc agora!!!
      Só quero ver se vai deixar o povo na mão e passando fome neste natal e ano!!!!

  11. José Anastácio Folist Jucoski Diz

    E lamentável isso, a gente trabalha por 35 anos contribuindo para o governo e quando se aposenta nao conseguenem levar uma vida digna, e quando acontece uma situação dessas somos esquecidos esta pandemia elevou os preços de tudo e nosso salario continua cada vez mais apertado. Espero que os políticos tomem a atitude de votarem o décimo quarto para que nos aposentados possamos passar um Natal com mais alegria. Pois tenho certeza que se fosse algo referente ao salário de alguma categoria do governo ja teriam votado e com certeza a favor deles.

  12. Julio Acioli Diz

    Esperava um Natal com paz contava com14 estou sem nada em casa .agora que vou fazer.

  13. Renato Teixeira Fogaça Diz

    Enquanto estiverem no poder essa corja de vagabundos corruptos que pensam em seu próprios bolsos, como é o caso da grande maioria do congresso e senado como esse porcaria dos integrantes do STF, ficaremos na merda e isso acontece há anos. Enquanto o cidadão não se convencer de que esse bando de bandidos são empregados do povo e sair às ruas para valer nossos direito e não dizer amém a tudo que eles fazem, um dia poderemos viver num país mais dignos aos filhos da MÃE GENTIL nosso querido BRASIL.

  14. Regina FernandesLima Diz

    E lamentável , pois pensei realmente que sairia ajuda do governo no decimo quarto salario mais vi que não estão nem ai para os mais vuneraveis dessa pandemia ja estava ruim agora ficou péssimo sem dinheiro para fazer compras para o natal enquanto eles além de ter um grande salario ainda recebeem o decimo quarto salario, e o povo que ja ganha um salario muito baixo a infração la encima so eles não vêem que o pobre cada vez mais pobre o rico cada vez mais rico.

  15. TERESINHA LORECI DOS SANTOS BRITO Diz

    Adiantaram o décimo doas aposentados e pensionistas…
    Sou beneficiária do auxílio doença, meu décimo veio pingado todo mês..Agora no final do ano que temos IPTU e tantas outras contas a pagar, festas de fim de ano d tudo mais ..estamos todos muito “apertados “..
    Precisamos muito deste 14 salário…
    Governo só pensa no bolso deles, se fosse p os políticos já teriam aprovado..

  16. Jesualdo Ferreira Costa Diz

    Porque não liberar o 14 salário ? Acreditamos que todo esforço que fazemos para colocar o Brasil pagando vários impostos é mais do que merecido sermos agraciado com 14 salário..
    Estou devendo uma quantia alta, seria a salvação.
    .

  17. Antonio Raimundo Diz

    Temos que ser otimista e ter esperança.
    Ainda dar tempo senhores senadores e deputados federais. Estamos de olho.

  18. João Batista de Araújo Diz

    Tudo politicagem. Se fosse para senadores e deputados receberem, já estaria aprovado. Políticos safados,em 2022,vamos limpar esse congresso e senado.

  19. J. R. Manzato Diz

    Tudo CONVERSA mole de políticos Petistas. Só papo furado. Não se iludam , isso NUNCA vai sair. Esses VAGABUNDOS nunca deram nem uma ASPIRINA quando passamos pela gripe suína….

    1. Jujjdadj Diz

      Passou as eleições, esqueceram,mas o alimento de mais de 100% para vereadores e prefeitos não esqueceram,a maioria dos aposentados estão deixando de comprar medicamentos para não morrer de fome,por causa da pandemia ajudam os parentes desempregado.

    2. Valter Diz

      Já vi que vc não entende nada .para de generalizar .e aprende .qualquer político nesse país do pensa no umbigo dele inclusive o Deus Bolsonaro .que só fala merda e não resolve nada .só joga para o congresso para os deputados .e um merda que só faz campanha .brigando com governadores e o resto vai na real .todos são a mesma merda

  20. NORBERTO EDMUNDO VITORIANO DE OLIVEIRA Diz

    Sr.s políticos vocês não são dono do BRASIL, vocês são mera passagem no parlamento, até o povo valorizar o seu voto no CANDIDATO CORRETO. AS ELEIÇÕES 2022 ESTÃO CHEGANDO, aguardem os VOTOS DOS APOSENTADOS E SEUS FAMILIARES E AMIGOS. AGUARDEM MESMO……

    1. JANE ROSE DE Oliveira Diz

      Estou precisando muito eu sustento 4 neto tenho um filho especial só porque eu ganho dois salários mínimos cortaram o benefício dele isso e um absurdo eles gasta muito por favor vcs tem q reve isso esse dinheiro do loas e deles e pago aluguel ta

    2. ELY ANA SOTORIVA TORRES Diz

      Elogio seu comentário, mas somos reféns dessa politica, onde fazem plantão no senado e na câmara em causa própria. Mei voto, e da minha familia, nenhum será reeleito. É revoltante que não tenhanhamos nenhima voz representativa, nem o tal ” partido dos Aposentados da Nação, onde estão?

  21. Hélio Pedrotti Diz

    Sou aposentado, recebi no ano passado os 500 reais, esse ano recebi os 1045, ambos são meus por direto, pois é meu FGTS, o dinheiro já é meu. Agora, o governo esqueceu de nós aposentados. Nós também queremos ter o direito de receber parcelas emergencial.

    1. Rejane Diz

      Agora eles estão preocupados com a vacina do covid.Cada hora e um assunto.ninguem tá preocupado com nos aposentados.Enquanto és tiver com os bolsos cheios não faltam nada pra eles Eles não vão se preocupar com o povo.Mas aguarde as próximas eleições.

    2. JANE ROSE DE Oliveira Diz

      Estou precisando muito eu sustento 4 neto tenho um filho especial só porque eu ganho dois salários mínimos cortaram o benefício dele isso e um absurdo eles gasta muito por favor vcs tem q reve isso esse dinheiro do loas e deles e pago aluguel ta

      1. Marcelo gomes Diz

        Covardia com os beneficiários do INSS estás notícias de vai sair este tal 14′ décimo quarto deixo o povo num beco escuro venderam ilusão onde muitos até dividas fezeram acreditando neste projeto

  22. Sônia Diz

    Venho deixar minha indignação
    Vamos parar de passar essA informação
    É um descaso muito grande com os Aposentados

    1. SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA Diz

      Concord! É um descaso muito grande com os aposentados. Já que até hoje vcs não pagaram, PAREM DE DIVULGAR!
      FAZENDO OS APOSENTADOS DE PALHACO!
      PALHAÇOS SÃO VCS!!!!

  23. Marie Albane de Weguelin Stassart Diz

    Infelizmente não acredito mais nesse dinheiro , ninguém nenhum deles esta preocupado com nossa categoria ( aposentados ou pensionistas ) Eles só vão lembrar da gente na próxima eleição . Aí será um jogo de empurra a desculpa quê nós daram a respeito desse 14° .da pandemia .

    1. Antonio Correia De araujo Diz

      OI GENTE POLITICOS SAO TODOS BANDIDOS SO ROBAM PRA ELES VAMOS DAR O TROCO EM 2O22 GENTE NAO PAQUER INSS SE VOCE PAGA QUANDO PRECISA NAO TEM DIREITO ANADA QUEM NAO PAGA TEM TODO DIREITO NAO FALTA DINHEIRO PRA DROGUEIRO LADRAO PINGUSSO BAMDIDOS PRA NOIS APOSENTADOS NAO TEM TRABALHEI 57 ANOS PRA NADA TODOS PAGO APOSENTEI GANHANDO QUATRO SALARIO E MEIO HOJE GANHO UM SALARIO OS TRES SALARIO E MEIO HOJE LEVARAO EU RECEBO HOJE 890 REAIS NO MEU ANIVERSÁRIO DE 81ANOS MEU ALMOCO FOI SALAME FARINHA E AGUA

  24. Jaime dela Fuente del Pozo Diz

    Chega de promessas muito pla-pla e pouca ação ,se para melhorar o salário dos parasitas políticos já tinham resolvido, que possamos ter coragem de mudar por bem ou por mal a cobrança aos políticos com mais rigor .

  25. Betania Cruz Dibai Diz

    Será que ainda vem esse 14 salário? Nem tô mais esperando… Vamos nos adequar ao que temos e ao que não temos… Fazer o que? Eles não pensam nós aposentados mesmo…

  26. Paulo César da Silva Diz

    Se até presidiario e sua familia direito a auxilio e quem esta na ativa trabalhando tambem esta recebendo uma ajuda do governo sem falar quem numca trabalhou ou contribuiu com nada ta recebendo auxilio porque que os aposentados e pensionistas não podem ter ajuda do governo tambem porque essa categoria de todos que citei é a que mais precisa essa miseria de aposentadoria que recebem não da para nada ai antecipam o décimo terceiro deles ninguem pediu e agora vão deixar eles na mão nesse final de ano voces politicos olhem bem e com carinho para essa categoria que sofre muito e aprovem com urgencia esse décimo quarto eu sei que voces quiserem voces aprovam isso em poucos dias e com isso garantiria um fim de ano digno para essas pessoas lembrem se que não são só os aposentados e pensionistas que estão revoltados com o descaso de voces politicos porque cada aposentado e pensionista tem seus filhos seus netos alem de outros cidadãos que não fazem parte desse grupo que apoiam esse dinheiro extra para essa categoria 2022 esta ai lembram muito bem que voces dependem dessas categorias e da população em geral para se elegerem e o que voces estão fazendo vai refletir la em 2022 pensam e reflitam voces não precisam ganham altos salarios mais peço que ajudem quem precisa.

    1. Maria Diz

      Bravo excelentes palavras meu amigo

  27. Joāo Campolim Diz

    Quem vai receber o Auxilio Emergencial de.R$ 600,00 pela Caixa pessoas que nāo contribuiram para o INSS…incluam os aposentados nesse Auxilio Emergencial…porque eles tem prioridades por ter direito adquirido por contribuirem por 35 anos de trabalho e também por idade por terem comtribuido por 15 anos

  28. Sheila Patrícia de carvalho Diz

    Se vocês quiserem mesmo ainda há tempo que Deus possa tocar em vocês

  29. Anna Christina Palmeira dos Santos Diz

    Estou me sentindo excluída das festas de fim de ano pois não tenho condições de dar nenhum presente dos meus netos sequer comprar uma roupa nova ou um agrado para mim! Graças a Deus estou com saúde-:!

  30. Luciana Maria da Diz

    Infelizmente não se iludam,meu pai também é aposentado e precisa muito,mais o Brasil é um país de merda,eles prometeram aumentar duas parcelas pra nós que perdemos o emprego na pandemia e nada,eles gostam é de dá auxílio pra vagabundo que nunca contribuíram,é claro tem gente que merece sim o auxílio, mais muitos estão é torrando o dinheiro com coisas desnecessárias

  31. João Agostinho Diz

    Quem esperava esse bônus pode esquecer. Se vc acessar seu Banco onde recebe seu pagto já está no Banco pra ser liberado no dia que vc recebe. Quem acessa a internet Banco sabe.

    1. Monalisa Diz

      Olha só Deus e nós é que sabe o que passamos,tenho um filho especial está aposentadoria não está dando pra nada,por que estou tendo que compra remédio e quando vou compra a comida o dinheiro não dá e nem sobra pra nada poderia colocar também pra os BPC.

  32. geni Diz

    Gente.olha data que estamos praticamente natal vcs ainda tem a ilusão que essa medida vai ser assinada ,na semana que vem não tem ninguém naquele congresso só as paredes.i valor do salário dos aposentados não pagam nem o café da manhã que é colocado.na mesa deles de manhã,e vcs acham que eles estão preocupados me poupem né,eles estão mais preocupados com os milhões que já receberam com as festas faraônicas que as esposas vá dar no final do ano para seus convidados.Isso sim eles estão preocupados.Pra eles se a ralé como eles dizem os ricos,sim somos chamados assim se vc não sabe ,esse é o nome que dão aos pobres na casa de gente rica. Já trabalhei em muitas casas de rico e pra eles a gente é nada.Portanto não fiquem se iludindo que vão pagar,não contém com essa que fulano tá preocupado porque é mentira ,só pra enganar o povo infelizmente.

  33. dikarodrigues22@gmail.com Diz

    Na próxima eleição pensem bem vamos limpar Brasília tirar estes lixos que só pensam no próprio umbigo.

    1. Ana Lucia Diz

      ISSO MESMO,ESSA DAMARES É UMA SAFADA DISSE QUE TINHA COISA MAS URGENTE P/RESLVER E NÃO RECEBEU OS 3ADVOGADOS QUE ESTÃO NÓS REPRESENTANDO,

    2. José santos Diz

      O BRASIL E MUITO RICO MAS SÓ PARA O GOVERNO FEDERAL QUE NÃO GOSTA DE POBRES E DE TRABALHADORES E MUITO MENOS DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS O GOVERNO FEDERAL NUNCA ACEITO OS POBRES E NEM TRABALHADORES PARA ELE TODOS DEVEM PASSAR FOME AGORA O POVO SABE EM QUEM ELES ELEGERAM PARA DESTRUIR VOCÊS PRÓPRIOS NAO E A VERDADE POVO BRASILEIROS

  34. Manoel Antonio de Freitas Junior Diz

    O governo não está preocupado com o nosso 14° salário e sim com o deles, que com certeza vão receber sem merecer, além do dinheiro para terno, gasolina, passagens aéreas, tudo isso a nossas custas, mas nós que já demos o sangue uma vida inteira somos abrigados a conviver com um mísero salário mínimo, que quando falam em nós dar aumento vai quebrar o país, o exemplo de que isso é mentira, essa pandemia mostrou a todos. Agora final de ano não teremos o nosso 13° e os que dependem de nos como ficaram.

  35. Fernanda Diz

    Um dia eles estarão aposentados …..quem sabe lembrarão de nós??????

    1. Maria da Penha Carvalho da Silva Diz

      So que serão aposentados com seus altos salários. Cambada de canalhas.

  36. Floriza Naziazeno Diz

    Fico indignada com vcs políticos q só lembram dos aposentados e qdo chega as eleições presidenciais , nos vamos dar o troco, tbm somos filhos de um só Deus.

  37. Virginia David Diz

    Triste realidade do aposentado no Brasil. É obrigado a recolher o INSS durante o tempo trabalhado e após, merecidamente aposentado, é tratado como um ser inútil. Temos que criar vergonha na cara e substituir políticos que se preocupam somente com seu bem estar.

  38. Nair Diz

    Como pode o governo deu auxílio emergencial até para quem não tinha porque receber,teve gente que comprou mesa de sinuca peneu novos para carro,compraram moto,e por aí vai nos beneficiários tivemos e temos que matar um leão por dia para fazer com que o que ganhamos da previdência supra o nosso básico, Natal esta aí já não temos mais como fazer um almoço com a família, era nosso décimo terceiro que dava este momento,nem se quer um panetone vamos poder comprar,porque o governo e os demais ainda não olharam este povo que contribuiu uma vida para ter na velhice o mínimo de conforto e tantos estão na miséria e uma vergonha,contribui 35 anos para previdência para receber um salário mínimo, tenho vergondo da nossas leis continucionais vergonha desta Corga que esta no comando😥😡

  39. José Luiz Silvestre Diz

    É só não votar neles na próxima eleição vamos votar contra falou que caiba a todos os aposentados falou vamos por ordem

  40. Orlando Luiz de Miranda Diz

    Um bom dia para todos, sou aposentado, trabalhei 37 anos, estou aposentado a 15 anos, tenho 70 anos, eu sustento minha mulher e ajudo meus 3 filhos, estamos sobrevivendo nesta época de pandemia, graças a Deus e nossos cuidados não sofremos, ainda, com essa doença que não perdoa, principalmente nós que temos comorbidade, mas sofremos quando não podemos dar um presente para a esposa,, um filho, uma neta ou um parente próximo. Sabemos que muitos tem esses mesmos problemas, porque somos todos humanos e sabemos que aqueles que aprovam e assinam as Leis, nesse País, que é considerado uma maravilha, também tem problemas, não como os nossos, mas também tem família e dão presentes e amor para eles,. Então “POLÍTICOS” responsáveis por essa aprovação, ponham a mão na consciência e na pena e assinem essa liberação do 14° para que milhões de brasileiros possam dizer ” Obrigado pelo final de ano mais felizes de nossas vidas”. Feliz Natal e Próspero Ano Novo para todos.

  41. João Carlos da Silva Diz

    Muito bem cambada de parasitas.So MiMiMi

  42. Joao Antonio Favares Diz

    Eu estou sem dinheiro porque o 13 ja acabou, o 14 e muito junto para mim que ganho uma mereca, estamos aguantando, obrigada.

  43. Valdir Junior Diz

    Esse ladrão petista fica enganando o povo brasileiro com essa conversa de 14 salário, eles sabem que não tem mas como apelarem para terem seus tronos de volta na presidência, ficam mentindo para o povo brasileiro que dependem do benefício do INSS, ele está só se queimando com sua própria língua mentirosa, esse tal de senador do Rio grande do Sul Paulo Paim, PT nunca mais no Brasil seus Monte de ladrões!!!

  44. João Diz

    tem gente que aí da acredita neste crápula do Paim. Ele sempre votou contra os aposentados quando o PT era governo. Agora só tá fazendo demagogia.

  45. Antônio Donizete Mendes da Mota Diz

    Bom dia sou aposentado por tempo de serviço e estão descontando do meu benefício 50.81 referente a mensalidade de associação de minas gerais desde mês de novembro já efetuei requerimento junto ao INSS desde dia 19/11 e esse requerimento ainda está em análise e não bloqueiam esse desconto será que alguém pode me ajudar desde já obrigado

  46. Paulo Roberto Ferreira Diz

    2022 ESTÁ PERTO,EU NÃO SOU APOSENTADO AINDA MAS O QUE ESTES CARAS ESTÃO FAZENDO COM O POVO IDOSO DO NOSSO PAIS É UMA COVARDIA ABSURDA E TEM GENTE AINDA A FAVOR DESTES CANALHAS DIZENDO QUE TEM PESSOAS QUE NUNCA CINTRIBUILHAO COM O INSS E QUER RECEBER OLHA SEUS INOCENTES,O DINHEIRO QUE O GOVERNO ESTÁ DANDO,DANDO NÃO DEVOLVENDO, PORQUE QUEM NUNCA CONTRIBUI COM O INSS, MAS O QUE ELES E NÓS PAGAMOS DE IMPOSTOS NESTE PAIS É BRINCADEIRA, ENTÃO ANTES DE VCS(QUEM É A FAVOR DO GOVERNO)FALAREM ALGUMA COISA CONTRA OS APOSENTADOS PENSE BEM NA SUA VELHICE SE CHEGAR LÁ UM DIA,VAMOS MEUS TESOUROS IDOSOS EM 2022 TIRAR TODOS ESTES POLITICOS SEM CORAÇÃO DO SENADO,DA CAMARA DE DEPUTADOS,DO CONGRESSO,VAMOS VOTAR TODOS OS IDOSOS CONTRA ELES SE ELES NÃO APROVAREM ESTES PROJETOS QUE ESTÃO EM VOTAÇÃO PARA BENEFICIAR AS PESSOAS QUE PRECISAM DESTE AUXILIO.🙏

  47. Sandra Pereira Rangel Diz

    DEUS AJUDE QUE PAGUEM LOGO ESSE BENDITO 14`, QUE TANTO SE FALA NA INTERNET! ESTAMOS ESPERANDO ANCIOSOS! PRECISANDO MUITO! NUNCA GOSTEI DESSE NEGOCIO DE PAGAR 13′ ANTES DO FINAL DO ANO! AGORA E ISSO QUE DEU! APISENTADOS SEM DINHEIRO NENHUM NO FINAL DO ANO!

  48. Ildicleia Souza de Melo Coutinho Diz

    Vocês são tudo cretinos, temos filhos e netos que precisam da gente, agora estamos precisando do nosso 13°cade, vocês não vale nada, não é a família de vocês

  49. Gelson Marcelino da cunha Diz

    Gente como estão as pessoas que vive de auxilio acidente não pode fazer consignado salario de 1045 reais mensal ,pagar aluguel luz agua ,comida ,remédio como vai ser o natal dessas pessoas que não pediram e nem foram consultado para o adiantamento do décimo terceiro
    Só Deus por eles

  50. Ide Guedes da silva Diz

    Sr Presidente Mais contamos com aboa vontade do Sr ajudar nos os aposentados que presisamos neste momento tão difícil porque tem pessoas que esquecem que um dia vão ser idosos presisamos de um ajuda obrigada um ótimo dia

  51. Cristina do Vale Diz

    Parece que eles não estão preocupados com a economia.
    Sou aposentada e formada em Economia. Muita oferta pra Pouca procura. Tudo já aumentou: nas lojas, mercados e farmácias. Antes de ter aumento no salário mínimo. Vejo muitas lojas fechando, pois não sei como sobrevivem. Tenho feito compras online devido a Pandemia, caçando promoções, ofertas e cupons de desconto. Essa é a nossa dura realidade. 😷😥

  52. Antonio Diz

    Continuem votando nesse satanás (Bolsonaro) não tem nenhum projeto para trabalhadores, aposentados e nem para os pobres. Só quer enriquecer ainda mais os bancos e as empresas privadas. Antes de qualquer crítica, não sou petista. Mas esse foi o pior para o país. #forabolsonro

  53. Vava Diz

    O exercício que é pra nós proteger dessa bandidagem está com rabo no meio das pernas, é uma pena!!

  54. jorge luiz Paula da Costa Diz

    ir pra votação é o caralho, medida emergencial o ano praticamente já acabou, esses merda não resolvem nada, que país atrasado é esse Brasil.

  55. Marcela do carmo Diz

    Nao podemos esquecer deles em 2022..ai sim estaremos também dando uma resposta.infelizmente a messa ta fazia o coração machucado,mais a vingança e um prato que se come frio.e a nossa hora vai chegar e eles vão lembrar de nois kkkkkk

  56. Antônio Batista Diz

    Já foram dito quase tudo, reintero a nossa indignação e nossa necessidade deste recurso. Rodrigo Maia que parece ser um homem sério que nos de força nessa questão . Como bem dito no texto acima, vocês vão precisar de nosso voto em 2.022
    Contamos com este recurso ! Nos ajude por favor ! Deus seja louvado!!!!!

  57. Fabio Barboza da silva. Diz

    Estamos sem nada pois tenho empréstimo sobra o que pro natal remédios

  58. Cristiane gimenes Diz

    Libere logo Maia e outros aii os aposentados e pensionistas estão precisando tem aposentados q conheço vizinhos que estão passando dificuldades de verdade😔😔😔muito triste isso

  59. Conceição Jandira Antunes leone Diz

    Dinheiro tem não paga porque não quer. Quero saber como vai ser a noite de Natal dessa Raça todo que o povo votou para que eles estejam onde estão
    .Vai ser bom.vai ter do bom e do melhor para comer e beber.. e olha a ironia somos nos o povo que pagamos não teremos uma ceia.decente.

    1. Margaret dos santos Novaes Ferreira Diz

      Eu tbm estou sem alimentação vou passar o Natal muito triste, tenho problema de saúde ,e tomo muito remédio, não é fácil ,será q o Bolsonaro e os outros está vendo nossos pedidos de socorro,ou vê e fingi q não vê .😢

  60. Vilma Diz

    Eu sou aposentada cansei de ler estas noticias que ainda não surtiu resultados , a próxima eleição vem ai eles que esperem

  61. Mizael Diz

    Se 35 milhões de aposentados se unirem conseguiremos com certeza eliminar esses montes de vagabundos que estão Ai tirando onda com nossa cara principalmente esse vagabundo desse presidente.

  62. Esequiel Araujo dos Santos Diz

    Trabalharmos Anos para termos Nossos Direitos Quando dependemos do Senadores Deputados E Uma Democraçia para Uma Única Assinatura Ficam Nos Irolando de um lado para Outro Nois Aposentado devemos Relembrar Nas Urnas .De Quem Está do Nosso lado Sabemos Que Samos .Milhaés de Eleitores .Qu Ponde Fazer Adinferença Nas Urnas..

  63. Valdemar ferreira de Freitas Diz

    Estão falando besteiras,já tem mais de seis meses falando isso e não e agora que já estamos no final do ano e que vai sair,isso e conversa para boi dormir!!

  64. Soja Castro de Alencar Sena Diz

    Nós não esqueceremos em 2022
    Lembre-se de. Presidente Jair Messias Bolsonaro ……….

  65. Marcelo Caetano de Souza Marcelo Diz

    Após o que vi ontem em relação ao fato ocorrido entre o presidente, o ministro da economia, o presidente da Câmara e um dos líderes do governo na Câmara dos deputados. Venho deixar aqui um triste pesar, pena de todos nós brasileiros que acreditamos nos políticos que elegemos, eles dizem que governam para o povo mas a verdade é que não o fazem, porque se fosse de seus interesses essa matéria já teria sido votada. Portanto não se enganem pois a pedido do Sr. Carlos Guedes e com o aval do Sr. Bolsonaro essa matéria não chegará a pauta, pois o Sr. Alcolumbre e o Sr. Maia estão na mesma linha de politicagem velha e retrógrada ao qual nos iludiu combater esse presidente “mentiroso”, autocrata e leviano com a necessidade do povo.

  66. Maria Aparecida Gutierrez Rocha Diz

    Eu quero ver até quando vão reprisar o mesmo capítulo dessa novela, já estamos nos aproximando do dia vinte de dezembro, daqui à pouco entram em recesso e tchau e bênça, vão comemorar as festas de fim de ano com carnes e bebidas a rodo e tudo com dinheiro do povo, e os aposentados que fiquem chupando o dedo, não se enganem estão cozinhando os aposentados em banho maria, vocês ainda acreditam nessa novela?

  67. Dirce Diz

    Foi tantas propaganda divulgadas que o décimo quarto seria pago dia 18/12/2020,pela quantidade de assinaturas já passou da hora de ser aprovado..

  68. Elisangela Aparecida da Cunha oliveira Diz

    Precisamos do décimo quarto urgente e a suspensão do consignado aposentado ganha pouco e muitos cuidando das contas de casa pois nesse momento de crise muitos perderam o emprego precisamos de ajuda

  69. Selma Diz

    Só falam…ação, estamos em uma situação financeira muito difícil.

  70. José Alberto Mecenero Diz

    Esqueça não vai ter décimo quarto coisa nenhuma é tudo balela se fosse pra eles já estava aprovado a muito tempo os aposentados estão passando por dificuldades aumento de quatro porcento é de dar risada pra não chorar quero ver o aumento dos nossos políticos pra eles pode aumentar quanto quiser pois somos nós que vamos pagar seus salários eita bando de chupa sangue como gostaria que caísse uma bomba lá em Brasília

  71. Zélia Feitosa Diz

    Quem ficou ansiosos fomos nós a espera de uma coisa que não ia vir nos enganaram, esperando que Rodrigo Maia pautasse pra votação e ele nem se importou com os aposentados é uma traição, uma covardia um descaso conosco, nós fizemos esse País mas até quando nós aposentados vamos baixar a cabeça pra esses políticos que fazem as leis que eles querem?
    É humilhante, viver num País que se espera as migalhas de políticos pra votar a nosso favor enquanto eles com seus altos salários e poder fazem pouco caso nós deixando de cabeça baixa, fazer o que né?
    Viva o Natal sem Fome!
    Pela primeira vez sem décimo terceiro….

  72. Cinira Rodrigues Calazans Simões Diz

    Esses nossos políticos não estão nem aí para nós aposentados e pensionistas …inclusive não vamos nos esquecer especificamente da ministra DAMARES pois marcou duas vezes com o Dr Sandro Gonçalves para leva-lo até o Bolsonaro e no final além de dar um chá de banco aind

    a o ignorou…Bolsonaro pagou auxilio emergencial pra todos até pra quem nunca trabalhou ..porém nós não tivermos nenhuma ajuda,sendo que quem está ajudando filhos e netos nessa pandemia somos nós…É REVOLTANTE

  73. Maria Inês Diz

    Não publicaram meus comentários.
    Ah… entendi. A verdade dói
    São todos um bando de puxa sacos.
    Querem saber se uma coisa ????
    A GLOBO É QUE ESTÁ CERTA.

  74. Maria Hilda de Oliveira Diz

    Não, infelizmente não há animus em minimizar as dificuldades dos aposentados e pensionistas do regime geral da Previdência Social, diferentemente ocorre com os vencimentos dos políticos que se fartam de dinheiro, mesa farta com todos os requintes de um *natal à moda deles, muito do melhor na ceia e nada de Jesus-menino no coração* Combinemos um maneira generosa de agradecer esses guerreiros, em 2022 vamos colocá-los para se retirarem para um período sabático… Não ação também é omissão…

  75. Antonio Carlos de Oliveira Diz

    Esse miserável de presidente brasileiro não merece ser chamado como tal, para se aparecer na reunião da cúpula internacional apresentou números e estatística dos gastos financeiros com a PANDEMIA e neles incluiu o pagamento do 13° dos injustiçados aposentados brasileiros durante esta PANDEMIA, sem nenhum planejamento já que se trata de um contingente humano que tanto já contribuiu com o seu trabalho para o engrandecimento deste País, se douo uma vida inteira e hoje são chamados de oportunistas. Nada contra aqueles desempregados e outros que receberam o auxílio emergencial, e até empresários e seus filhos que receberam e continuam recebendo em detrimento dos aposentados e pensionistas que fazem jus ao recebimento do 14° salário como auxílio emergencial para compensar seus ínfimos salários que não acompanham a inflação ano a ano, e que não pediram a antecipação sem planejamento por parte do desgoverno. Porque a falta do 13°salário agora ,vai aumentar a fome, o endividamento, a miséria e a tão sonhada ceia de NATAL que não vai poder ser realizada com seus familiares.

  76. Erondina Aparecida guedes Santos Diz

    Meu marido e aposentado e tem gue vender picole pra ajudar nas despesas se sair o dezimo guarto vai ser uma bênção ja da pra pensar em pagar algumas continha ,ajuda muito.

  77. Valcira Leite Diz

    Quando é para aumentar o salário deles é na hora não precisa da nossa votação lembrando que somos nós quem pagamos seus salários

  78. Walter baccelli Diz

    Esqueçam ja estao em recesso . O deles ta garantido . Quem tem tudo bem , quem nao tem sifu . Politico e assim .

  79. ODETE COSTA DE Lima Diz

    Concordo plenamente esse governo és um desgovernado

  80. Geraldo Sebastião De Souza Diz

    Vamos esta juntos em oração pedido para que Deus abra a mente e o coração destes senadores e deputados para aprovarem este decimoquarto salário para os aposentados e pensionistas do INSS Deus abencoe a todos

  81. Odete Costa de lima Diz

    Estou cansada de blá blá só falam, se fosse salários deles estaria em. Medida provisória, mas os aposentados que se lasca isso é revoltante!#

  82. Ricardo fontes Diz

    Nenhum aposentado pediu o adiantamento,mas veio onde está o governo neste momento que precisamos temos família que precisam de nós…nosso trabalho foi de uma vida inteira e os governos visam só os direitos deles e os aposentados com seus familiares que passem fome nesta pandemia..

    1. Jessycac Diz

      Concordo a gente nao pediu adiantamento de nada ne. Acho um absurdo nos que trabalhamos tanto e nao tem diretto a nada enquanto tem gente que nunca trabalhou na vida … e so. Fica por conta de auxilios do governo

  83. Ana Lúcia Diz

    Estou horrorizada com o fato de alguns políticos chamarem os aposentados de oportunistas. Eles não são oportunistas, não estão precisando do voto deles. Acredito que irei fazer propaganda de vocês e digo mais são 35 milhões de aposentados é muito voto.
    Como é que não existe a empatia em vocês políticos, ou talvez não saibam o que significa a palavra., só pensam no próprio umbigo.
    Meu repúdio a essa máfia, pois não sou aposentada e fico triste em saber que não irão ter sua ceia de Natal.
    Vocês vão está de barriga cheia.
    Eles não pediram para antecipar o 13° salário foi a cúpula e não pensaram no Natal dessas criaturas
    Mais uma vez neu repúdio, pois vocês não tem Deus no coração ❤.
    E outra se o que se diz presidente quisesse ele assinaria e liberava mas o desgoverno total nosso país.
    2022 está chegando e propaganda farei sim contra esses políticos miseráveis que não tem amor ao próximo

    1. ODETE COSTA DE Lima Diz

      Concordo plenamente esse governo és um desgovernado

    2. Marília Rezende Diz

      Políticos e politicagem de MERDA!

    3. Maria Gorete Luna de lima Diz

      Falou tudo, os pobres aposentados com suas contas vazias e as dessa conta recheadas. A justiça de Deus tarda mais não falha

    4. Maria Zélia Diz

      É sempre assim , nunca vi tanta enrolação decide se dá ou não eu recebi o meu antes mas a pandemia não acabou estes políticos estão olhando só para seus umbigos meu natal já não era bom agora sem dinheiro ficou pior ele poderia dá e descontar aos poucos ou seja ninguém sairia perdendo 😭

  84. H.Rui R. Silva Diz

    Os senadores e deputados não estão preocupados os aposentados. Eles vão receber o deles. Nós…??? Vamos catar coquinhos….

    1. Orlando Diz

      Em primeiro lugar obrigado a vc que sente um descaso por nos aposentado fico triste tambem por este descaso a nos aposentados Mas eles são assim depois q ele ganham nao d3pende mais do nosso voto para projetar as leis la que seja boas ou ruins para nos eles nao esta nem ai mas quando vir as novas eleições ele esquece de todo mas tem o ditado quem bate Esquesse mas quem apanha já mais olha só a miséria de aumento que vai dar aos aposentado 4.1% nos aposentado estamos so ficando para trás estamos totalmente defasados nos salários por as misérias de aumento que o governo vem dando a nós e todos eles la oque não é não aprovam um aumento digno a nós aposentados principalmente a quem trabalhou e contribuiu dignamente eu por exemplo contribui 33 anos aposentei especial mas dou graças a Deus por ter alcançado está bença mas a decepção pelos aumento do governo é uma miséria porque eles não dá um aumento melhor aos aposentados principalmente os que se aposentou especial quem é aposentado especial porque trabalhou e dedicou para um dia na velhice ter um salário mais digno para viver e outro coisa la Centro das condições todo calamidade ele governo não tem verba como ter verba milhões e milhões para um monte de políticos desviar é outra os corruptos políticos são os criminosos mais privilegiado pelo menus no Brasil é assim quase toda semana o governo sobe os combustíveis pode estar caindo dilúvio de chuva quando para eles sobe a Energia dizem que está faltando água falta chuva os prefeitos aumentam conta de água diszen porque parou de chover e tudo la no congresso ele adoráo referir os aposentados a maioria estão aposentados eu crio e porque trabalhou pelo menus vcs sejam dignos para dar aumentos melhores aos aposentados e ainda desconta um imposto absurdo de nós aposentado está miséria de aumento que vcs deram agora quase que vcs toma de volta para imposto de Renda ando indignado com vcs governantes 🤭🤭🤭 e outra cade as ações na justiça dos trabalhadores que a justiça arquiva e esquesse que tem muitos trabalhadores que tem atrasados de aposentadorias e outras ações e vcs da lei não libera ficam masacrando agente eu mesma tem duas ações na justiça e está la presa eu poderia ter um dinheiro para passar o banal mais comemorativo nas não tenho condições mas o dinheiro tenho nas está preso na justiça de vcs mas porque que as ações do Bandidos que tem dinheiro sai correndo e dos dignos passa anos e anos muitos coitados morrem e nem recebe

    2. Simone Diz

      Verdades eles o salários deles livres de tudo que tem regalias e os aposentado que trabalharam uma vida toda pra receber uma micharia dessa mas jesus Cristo está no controle de tudo amém 🙏🙏🙏🙏

  85. Cleuza Aparecida Ruinho Diz

    Nós contribuímos durante 30 anos e quando já não temos empregos nem para os mais jovens, imagine a situação dos aposentados que não não são mais bem-vindos ao mercado de trabalho e que além de saber que a inflação nos supermercados é de 100% para a maioria dos produtos básicos em um ano, temos que aceitar que mesma foi de apenas 4% pata nossa correção de salário. Não bastasse isso, temos que assistir até a classe prisionaria merecendo auxílio, bem como as respectivas famílias e nós aposentados e cumpridores de nossos deveres, somos invisíveis aos olhos do governo que paga ótimos salários e todos os benefícios possíveis aos políticos, além de confortáveis aposentadoria pagos com dinheiro dos impostos pagos inclusive por nós aposentados com renda mínima. E lastimável como o padrão de vida do aposentado não importa para o governo desse Brasil…😔

  86. Luiz Carlos Masetti Diz

    Se fosse para aumentar o salário dos políticos, na estava na conta.

    1. Diovania Diz

      Os políticos querem saber deles aí prometem o mundo para os idiotas dos eleitores,e depois pé na bunda,o Natal dela está garantido agora quem depende da miséria de aposentadoria vamos ficar como devendo o que não temos
      Infelizmente esse é o país dos políticos safados que vivemos

      1. Márcia cruz Diz

        Pais d políticos corruptos sem noção , não sabem o q não é ter uma ceia d Natal isso intristece sabendo o q está passando por está luta , mas porém vem os votos ,o tapa q estamos levando retornará ao governo , não pedimos adiantamento fez tudo por sua conta própria ,e agora estamos no sufoco , miserável triste viver neste país que dizem q tem democracia ,tem no grupo deles eu nunca vi tamanho absurdo conosco , medíocres são iguais pragas …. inconsequentes !!!!

      2. VERA Diz

        Bem isso,temos que contar moedas pra termos uma ceia eu ja decidi nao fazer nada neste natalpandemia pq temos que escolher ,compra comida ,remedio pg conta pq o dinheiro nao da vamos passa vontade ou fome.E so os governantes terao mesa fartá,sera que DEUS quer isso( REFLEXÃO)

    2. Eduardo Diz

      Verdade!!!
      Mais este repórter que postou a notícia, não tem outro assunto, já mais 10 vzs a mesma notícia, maus que se sabe, este projeto não vai ser votado, Infelizmente.

  87. ANA MARIA RIBEIRO FERNANDES Diz

    Só pesso que Deus ilumine a mente e o coração desses que ainda não assinou pra nós recebermos esse dinheiro extra que vai nós ajudar muito. Espero em Deus que eles assinam a nosso favor.

  88. Sandra yassin Diz

    Acho um absurdo darem dinheiro pra quem nunca trabalhou e nunca contribuiu com nada.

    1. Marisa Moreira Alves dos Santos Diz

      Concordo plenamente com com você um monte de vagabundos estão recebendo e gastando com bebidas e nós os aposentados não estamos tendo dinheiro nem para comprar os remédios meu marido esta doente com leucemia só Deus sabe o que estamos passando.

  89. Neide de Jesus Pimentel Diz

    Presidente Rodrigo Maia Não deixe de ajudar os aposentados e pensionistas um dia você será um deles nunca esqueça disso estamos passando por grande dificuldade e sei o senhor pode ajudar por isso contamos com a sua boa vontade com seu coração

  90. Sueli Teresinha Radtke Diz

    Nós, aposentados e pensionistas não tivemos ajuda nenhuma do governo federal, somente o aumento da margem de 5% que temos que pagar mensalmente por 84 meses, seria de grande ajuda a liberação do 14° salário pra que tenhamos um Natal digno e deixar em dia dívidas contraídas durante a pandemia. Por favor, nos ajude.

    1. Nivia Diz

      Concordo tambem foi um erro adiantar o decimo terceiro salário. Agora no final do ano estamos precisando com urgencia do decimo quarto salário. Como vai ficar as familia nesse Natal. Sem nada para oferecer au seus filhos no Natal. Não estou sitando presentes no Natal. Sim uma boa alimentaçao e seia nesse Natal asdim como todo Natal. Seu presidente esta perto. Precisamos com urgencia desse decimo quarto salário. Sou da cidade de Valença

  91. Alberto Almeida de Azevedo Diz

    Acho um absurdo não termos esse direito,que já ganhamos tão pouco com esse salário mínimo ridículo para um país como o Brasil. De ano em ano,só se sobe em torno de 40.00. É uma pena.

  92. Marcos luiz de oliveira Diz

    Que tipo de moderação eu só falei a verdade

    1. Cleuza Aparecida Ruinho Diz

      Ok agradeço muito se puderem publicar, não há nada demais no texto, além de um desabafo que tenho certeza, é de muitos. Obrigada

      1. Marino Bueno Diz

        Pura conversa fiada , tão de de junho falando nisso imaginem que agora na última semana vão resolver alguma coisa ? nas próximas eleições tem que escolher bem quem vai nos representar.

  93. Marcos luiz de oliveira Diz

    Eu não sou aposentado mas vejo o sofrimento da minha mãe preciso ajuda ela e como estou doente e para meu ajuda o meu auxílio emergencial foi aprovado agora dia 25 novembro mas até agora não tive respota e o dataprev ja mandou para caixa econômica Federal so que eles estão em analise com meus documento sendo que eu tenho uma conta poupança dei de 2010

  94. Maria Celia Guimarães Rodrigues Diz

    É uma covardia o que estão fazendo com os aposentados e pensionistas!!!!

    1. gilca capovilla porto Diz

      Concordo amiga.

      1. Maria Rita Farias Diz

        Eu concordo eles ganham uma fortuna quanto a nós podemos viver com este miserê de salário se for ver a inflação subiu 200/ por cento

  95. Benedita Diz

    ainda vai dar tempo de os aposentados e pensionistas receberem ainda esse ano ???

    1. Manoel Carlos Pereira braga Diz

      Se os deputados e senadores e Maia dar andamento tem tempo suficiente
      Para fazer o pagamento.

      1. Maria Inês Diz

        É uma pouca vergonha esse governo. Bolsonaro e os demais políticos me decepcionaram. Um bando de oportunistas. Todos os aposentados e pensionistas esperando o décimo quarto e a única coisa que receberam foi decepção..
        Mas Bolsonaro que se cuide pois são mais se 35 milhões de aposentados e pensionistas que não irão votar nele na próxima eleição. Palavras bonitas não enche barriga se ninguém. Mas infelizmente o pobre e humilde se contenta com palavras bonitas.
        Ele adiantou o décimo terceiro mas não foi feita nenhuma pesquisa para saber se o aposentado estava se acordo.
        Um bando de safados esses políticos.
        Estou falando pêlos aposentados que na maioria são pessoas humildes e na maioria das vezes os humildes não têm voz. Infelizmente 😔.

        1. Maria Inês Diz

          Absurdo meu comentário aguardar moderação. Querem só opiniões bonitas ?
          Usei e sempre usarei meu direito se Liberdade de Expressão.

          COMPLETAMENTE ABSURDO.

    2. Raquel '-' Diz

      A unica coisa q o governo fez foi ferar c essa margem de 5%. Agora o inss esta pegando a margem de volta. Estava fazendo um refi ai abriu a margem o inss foi la e pegou o valor ddo 5%. Agora estou devendo 7mil p banco e nem consegui o refi.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.