INSS traz novidades sobre a idade mínima da aposentadoria em 2024

A Reforma da Previdência, que foi aprovada em 2019, trouxe mudanças significativas para as regras de aposentadoria do INSS. Em 2024, uma nova alteração deve afetar diretamente os trabalhadores de todo o Brasil.

Novos critérios para aposentadoria

A partir do próximo ano, os trabalhadores formais devem cumprir novos critérios. As mudanças incluem a idade mínima para aposentadoria, que será de 65 anos para os homens e 62 anos e seis meses para as mulheres.

A contribuição formal

Além da idade mínima, os trabalhadores também devem respeitar o tempo de contribuição formal. Para ambos os sexos, o período mínimo estipulado pelo INSS é de 15 anos.

Estas mudanças ocorrem devido ao período de transição previsto na Reforma da Previdência. Portanto, as regras devem permanecer em constante mudança até o ano de 2033.

Aposentadoria por doença

Em casos onde a aposentadoria é motivada por uma doença, o trabalhador não precisa atingir uma idade mínima para solicitar. No entanto, é necessário que ele tenha realizado, no mínimo, 12 contribuições com a Previdência Social.

O cálculo da aposentadoria

A fórmula do cálculo da aposentadoria também foi modificada. Anteriormente, o cálculo era baseado na média das maiores contribuições. Agora, o valor que será liberado mensalmente é calculado considerando a média de todas as contribuições realizadas para o INSS.

Simulação de benefício

Para calcular o valor que poderá receber ao solicitar o benefício, o futuro aposentado pode realizar uma simulação por meio do site do INSS. Na plataforma, também é possível conferir outras informações como tempo de contribuição, anos restantes para aposentadoria e contratos de trabalho ativos.

Acesse o site do INSS para mais informações.

Benefícios do INSS

Para mais informações sobre os benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, confira este link.

As mudanças no INSS, especialmente em relação à idade mínima para aposentadoria, podem afetar significativamente os trabalhadores. É importante estar ciente dessas mudanças e planejar adequadamente para o futuro.

É importante destacar que o INSS é uma instituição importante para garantir a segurança financeira na aposentadoria. Mantenha-se atualizado sobre as mudanças e planeje seu futuro financeiro com antecedência.

Calendário do INSS 2023 para aposentados e pensionistas

Calendário de pagamentos do INSS

O calendário de pagamentos do INSS é dividido em dois grupos: aqueles que recebem até um salário mínimo e aqueles que recebem mais que o salário mínimo.

Para os beneficiários que recebem até um salário mínimo, as datas de pagamento são as seguintes:

  1. Final 1: 24 de novembro
  2. Final 2: 27 de novembro
  3. Final 3: 28 de novembro
  4. Final 4: 29 de novembro
  5. Final 5: 30 de novembro
  6. Final 6: 01 de dezembro
  7. Final 7: 04 de dezembro
  8. Final 8: 05 de dezembro
  9. Final 9: 06 de dezembro
  10. Final 0: 07 de dezembro

Para os beneficiários que recebem mais que o salário mínimo, as datas são:

  1. Finais 1 e 6: 01 de dezembro
  2. Finais 2 e 7: 04 de dezembro
  3. Finais 3 e 8: 05 de dezembro
  4. Finais 4 e 9: 06 de dezembro
  5. Finais 5 e 0: 07 de dezembro

Benefícios pagos pelo INSS nas datas selecionadas

Neste período, um grande número de beneficiários aguarda ansiosamente pelo pagamento de suas aposentadorias. No entanto, outros benefícios também serão pagos pelo INSS nas datas acima. Portanto, é crucial que os beneficiários anotem e mantenham essas datas acessíveis mensalmente.

Por exemplo, veja abaixo alguns dos programas sociais que têm data marcada para serem pagos pelo INSS nos últimos dias de novembro e início de dezembro:

  1. Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  2. Auxílio Acidente
  3. Salário maternidade
  4. Aposentadoria
  5. Pensão
  6. Benefício por Incapacidade Temporária

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.