INSS tem ampliação no número de convocados, confira

Confira como ficará a formação de cadastro reserva

A semana começou com uma excelente notícia para quem fez o concurso do INSS em 2022, a ampliação no número de convocados. Pois, de acordo com o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o número de convocados pode chegar a 4 mil.

As novidades foram divulgadas durante uma reunião com a presidência da Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social na última terça-feira, 17.

Vale lembrar que o concurso INSS ainda está em andamento com a oferta de 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social. No entanto, a formação de cadastro reserva também é uma das etapas do concurso. Então, por meio dessa etapa, é possível aumentar o número de aprovados para o cargo disponível.

Quer saber mais sobre o concurso INSS? Então, não deixe de nos acompanhar até o final para conferir todos os detalhes sobre a ampliação no número de convocados.

Entenda porque é necessário uma ampliação no número de convocados do INSS

O ano de 2023 começou recheado de novidades. Inclusive, uma delas é a ampliação de convocados do concurso INSS. Dessa forma, essa é uma grande oportunidade para quem deseja se tornar um servidor público e garantir a estabilidade financeira.

De acordo com o relatório final da Equipe de Transição Presidencial, o Instituto Nacional do Seguro Social encontra-se desestabilizado desde 2016. Logo, a ideia é preencher um quadro de servidores que teve grande redução nos últimos tempos com um novo concurso do INSS.

Segundo Lupi, o número de aprovados será divulgado o mais rápido possível. Em seguida, serão convocados entre dois e três mil candidatos, resultando em um total de 4 mil convocações.

Assim, a ideia principal é zerar as filas do INSS e sanar os graves problemas estruturais do Órgão.

Confira o andamento do concurso INSS

Conforme dados da banca organizadora do concurso INSS foram registradas mais de um milhão de inscrições. Além disso, as provas objetiva e discursiva foram realizadas no dia 27 de novembro de 2022 para todo o país, e 11 de dezembro apenas para Guarulhos.

Os resultados da prova objetiva foram divulgados no dia 22/12 e 28/12, apenas para a cidade de Guarulhos. Enquanto, os resultados da avaliação biopsicossocial e heteroidentificação foram liberados este ano, no dia 18 de janeiro.

De acordo com o edital, a próxima etapa é a convocação para o curso de formação. Sendo assim, os classificados serão aqueles dentro do número de vagas imediatas previstas. O total é de mil vagas para os cargos de Técnico do seguro social.

Os candidatos realizarão esse curso nas cidades a seguir: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

Confira as vantagens de se tornar um servidor público do INSS

Como já dissemos anteriormente as provas do concurso do INSS já foram realizadas em dezembro de 2022. No entanto, o certame ainda está em andamento com a oferta de mil vagas para o cargo de Técnico do seguro social.

A próxima etapa do concurso será o curso de formação. Assim, nessa fase o candidato deve alcançar uma nota satisfatória nas provas objetiva e discursiva para se considerar aprovado.

No tempo de formação, o aprovado usufruirá de auxílio financeiro que é composto de 50% do salário da classe ou escala inicial do cargo.

Entretanto, após concluir todas as etapas do concurso, o candidato aprovado vai exercer o cargo de Técnico do Seguro Social. Então, receber uma remuneração inicial de R$ 5.905,79.

Veja as propostas de Carlos Lupi para a ampliação dos convocados do concurso INSS

Carlos Lupi foi nomeado ministro da Previdência Social em janeiro. Durante uma entrevista, ele afirmou que pretende acabar com a fila do INSS. Logo, o que pode resultar em mais oportunidades para o concurso que está em andamento.

Lupi também quer criar uma comissão formada por quatro partes com representantes das classes patronais, sindicais, aposentados e do governo para discutir as mais recentes mudanças na legislação previdenciária.

Em reunião com a Federação Nacional dos Sindicatos da Saúde, Emprego e Assistência Social, no dia 9 de janeiro, também foi discutida a necessidade de concurso do INSS e a contratação dos aprovados na seleção em andamento.

Portanto, se você é um dos candidatos que estão aguardando essa nova proposta do Ministro da Previdência Social vale ressaltar que em breve os números de convocados serão ampliados. Sendo assim, fique sempre em dia com a notícia para não perder essa grande chance.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.