INSS: servidores deverão voltar ao trabalho presencial em todo o país

De acordo com o documento, a medida vale para os servidores, empregados públicos, contratados temporários e estagiários da autarquia que estavam em trabalho remoto em virtude do enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 06 de junho, uma portaria que determina o retorno ao trabalho dos funcionários da autarquia.

De acordo com o documento, a medida vale para os servidores, empregados públicos, contratados temporários e estagiários da autarquia que estavam em trabalho remoto em virtude do enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

INSS retoma pedido de auxílio doença online

Primeiramente, vale frisar que conforme consta no documento, será necessário que os trabalhadores estejam atentos às regras de proteção individual obrigatória, isolamento, quarentena e outras condições de funcionamento estabelecidas pelos estados, Distrito Federal e municípios.

Ainda segundo informações da portaria, não será necessário o uso de máscara de proteção facial nas unidades do INSS, salvo quando a legislação local indicar expressamente a obrigatoriedade do uso.

Atualmente, cerca de 36 milhões de cidadãos possuem direitos a benefícios do INSS em todo o país. Desse total de segurados, mais de 60% recebem um salário mínimo.

INSS paga antecipação do 13º salário nesta segunda

Em meio ao retorno do trabalho presencial dos servidores, o INSS realiza o pagamento da segunda parcela do 13º salário para os segurados (aposentados e pensionistas).

Nesta segunda-feira, 06 de junho, acontecerá o pagamento duplo do benefício. De acordo com o INSS, serão contemplados hoje os beneficiários que recebem acima de 1 salário mínimo, com número de Identificação Social (NIS) com finais 4 e 9, e também os segurados que recebem 1 salário mínimo e possuem o NIS com final 9.

De qualquer forma, para garantir a antecipação do 13º salário do INSS, o beneficiário deverá receber algum dos benefícios a seguir:

  • Aposentadoria por idade, tempo de contribuição, invalidez e especial;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Uma das formas mais simples de consultar o valor do 13º salário é ligando para a Central de atendimento do próprio INSS. Basta ligar para o número 135, informar o CPF e confirmar algumas informações básicas. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Caixa libera crédito para você de até R$ 3 mil; veja como sacar

Outra opção é acessar o site do Meu INSS. Por lá, será necessário aplicar o login e a senha e em seguida, clicar em Extrato de Pagamento. Pronto! O cidadão poderá conferir se terá alguma antecipação e, caso sim, qual será o valor.

Qualquer pessoa também pode realizar a consulta através do app do Meu INSS. Basta entrar no sistema com o login e senha cadastrados, e clicar na aba do valor do extrato. Assim como no site oficial, o cidadão pode realizar a consulta a qualquer momento do dia.

13º salário do INSS: 2ª parcela tem saque duplo hoje; veja como sacar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.