INSS: PF investiga fraudes que causaram prejuízo de R$ 500 mil

Foi deflagrada a Operação Fiscela, pela Política Federal. O objetivou foi desarticular um esquema de fraudes contra o INSS. A operação investiga 40 beneficiários indevidos do auxílio doença, que geraram um déficit de cerca R$ 500 mil ao Erário.

Para isso, foi cumprido um mandamento de busca e apreensão na cidade de São Paulo e também realizaram sequestros de valores de contas bancárias de 31 pessoas, segundo a decisão da Primeira Vara Federal de Campinas.

O INSS apontou irregularidades nos pagamentos de alguns beneficiários, e então a investigação foi iniciada em 2018. Depois disso, muitas de pessoas foram identificadas como possíveis envolvidas nos casos. Tratam-se de funcionários que usavam documentação falsa para se beneficiar.

A nomenclatura da operação, Fiscela, é decorrente ao fato que os funcionários do RH foram ameaçados, com a exigência que ficassem calados e não prestassem quaisquer informação ao Instituto.

Os investigados serão culpados pela situação e responderão pelos crimes de estelionato majorado, falsidade documental e ameaça, podendo somar em uma pena que pode ultrapassar 10 anos de reclusão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.