INSS: novo grupo recebe adiantamento do 13º salário nesta sexta, 29

Segundo o calendário oficial de repasses, novo grupo recebe a primeira parcela do adiantamento do 13º salário hoje

Um novo grupo de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve receber a primeira parcela da antecipação do 13º salário nesta sexta-feira (29). Segundo o calendário oficial de repasses, desta vez é a hora dos cidadãos que possuem o número final do benefício terminando em 5. O saldo já está na conta.

O Governo Federal iniciou as liberações da primeira parcela ainda na última segunda-feira (25). Até aqui, cinco grupos já ganharam o direito de movimentar a primeira parte de quantia. Nesta semana, apenas os usuários que recebem um salário mínimo ganharam o direito de receber o complemento salarial.

O cidadão não precisa se preocupar com a movimentação do dinheiro. Isso porque o saldo cai na mesma conta onde o indivíduo recebe o benefício do INSS. Para usar a quantia, basta seguir os mesmos métodos que já eram seguidos nos meses anteriores. O calendário e a conta dos depósitos são os mesmos.

Para os usuários que possuem o número 5 como final do benefício (sem contar o dígito verificador), já há uma data para o recebimento da segunda parcela. Segundo as informações do próprio INSS, o grupo em questão receberá o dinheiro da próxima rodada no dia 31 de maio, ou seja, daqui a pouco mais de um mês.

Na primeira parcela, todos os usuários recebem exatamente o equivalente a 50% do valor do benefício. Para quem recebe um salário mínimo de R$ 1212, o complemento inicial é de R$ 606, por exemplo. Para a segunda rodada, o Governo Federal afirma que os pagamentos já chegarão com os descontos do Imposto de Renda.

Quem pode receber?

Segundo informações do próprio INSS, pouco mais de 36 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento da antecipação do 13º salário neste momento. Aposentados, pensionistas, e outros beneficiários poderão receber o adiantamento.

Entre as pessoas que possuem o direito de receber o complemento, estima-se que pouco mais de 60% recebam um salário mínimo. Ao mesmo passo, pouco menos de 40% recebem mais do que este patamar nos benefícios do INSS.

De toda forma, independente do valor dos recebimentos, todos os mais de 36 milhões poderão receber o complemento dos valores ainda neste primeiro semestre do ano de 2022. Este é o terceiro ano em que o Governo lança mão desta antecipação.

Como consultar 13º salário

Para fazer a consulta aos valores da antecipação do 13º salário, o cidadão pode entrar em contato com a central de atendimento do instituto através do telefone 135. É necessário ter em mãos os documentos pessoais básicos.

Segundo informações do próprio INSS, o atendimento por telefone está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Outra forma de consultar os valores é abrindo o site oficial ou mesmo o aplicativo do Meu INSS.

Para este formato de consulta, é necessário ter um login para conseguir entrar na sua conta. No seu perfil, clique em Extrato de Pagamento. Pronto. A partir daí o cidadão saberá quanto poderá ganhar no adiantamento neste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.