Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS: NOVA idade mínima de aposentadoria; veja como vai ficar

As novas regras de transição de aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão em vigor. Sendo assim, os novos cálculos têm regras mais rígidas para os beneficiários, se comparado aos que solicitaram o pedido de aposentadoria antes da publicação da reforma da Previdência em novembro de 2019.

Ao todo, são três transições. O INSS, em todas elas, passou a pedir mais seis meses de contribuição. As novas exigências valerão até o final de 2020.

Por exemplo, na regra da idade mínima progressiva para quem completar as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição).

Aposentadoria com idade mínima progressiva (para quem completar as exigências neste ano)

Na regra da idade progressiva, quem completar as condições em 2020, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição). Veja abaixo:

Mulheres: Idade mínima de 56,5 anos, com tempo de contribuição de 30 anos.

Homens: Idade mínima de 61,5 anos, com tempo de contribuição de 35 anos.

Aposentadoria por pontos (para quem completar as exigências em 2020)

A exigência na transição por pontos também aumentou. Nessa regra, é considerada a soma da idade com o tempo de contribuição, que passou a ser de 87 pontos (mulheres) e 97 pontos (homens).

Mulheres: 87 pontos, com soma idade + anos de contribuição.

Homens: 97 pontos, com soma idade + anos de contribuição.

Aposentadoria por idade (para quem completar as exigências neste ano):

A antiga aposentadoria por idade também aumentou para mulheres. Agora, as beneficiárias vão precisar ter 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição com o instituto. Anteriormente, a idade necessária era de 60 anos.

A reforma não alterou os critérios de acesso à aposentadoria por idade para os homens. Eles ainda poderão solicitar o benefício aos 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Mulheres: 60,5 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

Homens: 65 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.

20 Comentários
  1. Sérgio Diz

    Vou fazer 54 anos mês que vem tenho 26 e meio de INSS tenho insalubridade no imprego que estou mais estou de licença a dóis anos posso pedir aposentadoria mim ajuda aí como fazer estou no acidente de trabalho tenho dois obrigado

  2. Oldair Diz

    Tenho 57 anos
    Tenho 35 ano de INSS e 6 meses
    Eu posso da entrada na aposentadoria
    Sim ou não obrigado pela atenção Ficar com Deus

  3. Eliezer Diz

    Bom dia eu tenho ,61anos e 31 anos de contribuição, eu gostaria de saber quantos anos faltam para mim me aposentar .A minha esposa tem 56anos e 30anos de contribuição, ela JÁ pode fazer o pedido de aposentadoria.

    1. Leonete Nunes Diz

      Tenho 54 anos e 25 de contribuição posso pedir a proporcional ou auxilio doença por tempo indeterminado pois estou lesionada dos ombros, tenho glaucoma, tomo medicamentos ante depressivo já tenho 5 pedidos de afastamento de inss e não quero mais, nem que eu tenha que ganhar pouco só para meus medicamentos porém quero uma solução se eu pudesse continuar trabalhando assim eu faria

  4. Maria Francisca Batista Inácio Diz

    Boa tarde, em fevereiro faço 24 anos de contribuição e em julho vou completar 60 anos, quando aposento?

  5. Nicolina Diz

    Tenho 59 anos,e tenho 17 anos de contribuição,faço 60 anos em agosto.quando posso dar entrada na aposentadoria

  6. KATIA REJANE VERISSIMA DE SOUZA Diz

    Quero saber sobre aposentadoria para professor . Eu tenho 26 anos de contribuição e 44 anos de idade.

  7. Jose wellington da silva Diz

    Bom dia! Meu nome é jose wellington da silva tenho 56 anos de idade e 30 anos contribuído qual o processo que devo seguir para me aposentar obrigado pela atenção

  8. Izabel Filomena Rizzati calheiro Diz

    Oi bom dia!!!! Tenho 23 anos de carteira
    E 58 anos de idade posso me aposentar proporcional?????

  9. Creuza Regina dos Santos Diz

    Tenho 54 anos de idade e 20 anos de contribuição tenho entereço de uma resposta obrigada

  10. Aparecidadossantosmandacario Diz

    Sou viúva recebo pensão do meu marido vou fazer 60emeio em janeiro e24 anos de contribuição posso aposentar

  11. Eunice Ferreira de Farias Diz

    Olá, tenho uma dúvida,tenho 59 anos e gostaria de posso mim aposentar com, com 60 anos e 15 de contribuição? Tenho 23 anos contribuidos,por favor me explique.

  12. João Diz

    Vou compreta 35 anos de contribuição daqui a quatro anos, já posso pedir a minha aposentadoria

  13. EDMA APARECIDA CARMO DE ALBUQUERQUE Diz

    BOM DIA a todos
    Sou viúva a 17 anos e recebo pensão por morte, nunca fiz nenhum tipo de revisão
    Será que ainda tenho direito de pedir revisão?
    Sou tbm funcionária Pública Municipal a14 anos e a 10 anos fui diagnosticada com a doença de Parkinson, infelizmente…
    Eu faço 60 anos semana que vem 19/11
    Como fica a minha situação pois tenho 16 anos de INSS pago,mais 14 anos de prefeitura
    Estou muito preocupada…….me ajudem por favor? BJÃO e fiquem com DEUS

  14. Vilmar Lima e Silva Diz

    Oque esses malditos governantes querem , querem que a população trabalhe a vida toda e morra sem ter um direito de conseguir se aposentar isso e de mais para o povo dinheiro eles tem mas o povo a população morra antes de conseguirem seus direitos de aposentadorias antes da reforma já era difícil de conseguir uma aposentadoria digna imagina agora morra e os governantes não estão nem aí com você nunca mais muitos e muitos vão conseguir a aposentadorias em quanto isso os safados estão lá com suas vidas no mar de rosas comendo do bom e do melhor mas o pobre coitado que está dia a dia na luta esse que se foda esse e o nosso BRASIL LUGAR DE SAFADOS DE SALAFRARIOS .

  15. Moro em Minas Gerais.Sou solteira e aposentada com um salário, tenho uma filha portadora de paralisia cerebral, não tem coordenação motora, alimenta através de sonda gastostomia, totalmente depende. Assim como conheço várias famílias na mesma situação, venho fazer um apelo para rever o salário, temos que fazer milagre com os gatos agradeço de coração.

  16. Roseane Maria Barbosa da Silva Diz

    Vou fazer 23 Anos de contribuição em março de 2021,tenho 52 Anos e 10 meses de Idade Qual vai ser meus cálculos para me aposentar ?

  17. Osmar Back Diz

    Eu tenho 63 anos 37 de contribuição tô lutando mais de dois anos pro aposento to doente não posso trabalhar não tam mais me pagando auxílio doenca e nem auxilio emergencial sera quê tem um ser humano quê pode me ajudar não aguento mais ver as contas chegando a comida acabando sem ter dinheiro pra nada pra piorar minha esposa também não pôde trabalhar ta com os joelhos desgastados
    Eu vejo tanta gente ganhar auxilio sem nunca ter contribuído vou ter que vender minha casa única que tenho não acho justo isso

  18. Lázaro souza Diz

    Ola. Temho uma duvida , pra quem e peodutor rural essa regra tbm vale?

  19. Severino izidro rosa Diz

    Não posso perder o meu tempo pars nova reforma comecei a trabalhar aos 7anos de idades para fazendeiros estou com 56 anos não vou mais trabalhar estou acabado e sem dinheiro e com 35 anos de contribuição mas não tenho como comprovante os meus tempos brassal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.