INSS inicia novos pagamentos; confira o calendário

INSS inicia novos pagamentos; confira o calendário

Segundo o Governo Federal, cerca de 36 milhões de pessoas receberão o abono do INSS.

Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já começaram a receber o benefício referente ao mês de março. Os pagamentos foram iniciados na última semana, com o repasse destinado aos segurados que ganham apenas um salário mínimo e que têm o NIS com o final 1.

O calendário de pagamentos normalmente é dividido em dois, sendo entre os beneficiários que recebem um salário mínimo e os que recebem mais que o piso nacional. O cronograma será encerrado no dia 7 de abril. Segundo o Governo Federal, cerca de 36 milhões de pessoas receberão o abono do INSS.

Calendário de pagamento

Número Final do Cartão do BenefícioPara quem ganha UM salário mínimoPara quem ganha ACIMA de um salário
125 de março01 de abril
228 de março04 de abril
329 de março05 de abril
430 de março06 de abril
531 de março07 de abril
601 de abril01 de abril
704 de abril04 de abril
805 de abril05 de abril
906 de abril06 de abril
007 de abril07 de abril

 

Como consultar?

O segurado pode consultar o seu benefício pelo site ou aplicativo Meu INSS. Veja como realizar o procedimento:

  1. Acesse o site ou app Meu INSS;
  2. Na tela inicial, clique em “Entrar”;
  3. Insira seu CPF e clique em “Avançar”;
  4. Informe sua senha e clique em “Entrar”;
  5. Aparecerá uma série de serviços disponíveis. Basta clicar sobre o que procura.

Também é possível buscar informações sobre o benefício do INSS pela central de atendimento 135, com disponibilidade de segunda a sábado, no horário de 7h às 22h.

Consulta pelo CPF

O beneficiário pode consultar o abono pelo CPF nos seguintes casos:

  • Não possuir o número do NIS;
  • Não ter o benefício previdenciário ainda concedido ou não ter fácil acesso a essa informação;
  • Ter necessidade de um retorno imediato.

INSS divulga regras para ampliação do crédito consignado

Nesta segunda-feira (28), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou no Diário Oficial da União a medida que autoriza os bancos de todo o país a ampliarem a margem de empréstimo consignado. Agora, por meio da Instrução Normativa 131, os aposentados e pensionistas poderão se beneficiar da nova margem, de até 40% (anteriormente era 35%).

O documento publicado no DOU também libera os bancos a concederem crédito consignado para pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), um benefício assistencial de um salário mínimo por mês pago a idosos a partir dos 65 anos ou deficientes de qualquer idade que comprovem baixa renda mensal.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado do INSS

Além dos segurados do INSS, agora, os beneficiários de programas sociais como Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Auxílio Brasil também poderão contratar o empréstimo consignado.

A expectativa é atender 52 milhões de pessoas, sendo 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, 8 milhões de beneficiários do BPC e 17,8 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil. Cerca de R$ 77 bilhões devem ser aplicados nos empréstimos.

Margem de 40% do empréstimo consignado

O empréstimo consignado é aquele em que a dívida é debitada diretamente da folha de pagamento do benefício ou de salário do contratante. Isso significa que, quando o segurado ou trabalhador for receber os seus valores, a parcela do consignado já estará quitada.

Normalmente, a margem consignável do INSS é de 35%, sendo 30% destinado a contratação de empréstimo pessoal e 5% voltado a despesas com cartão de crédito consignado. No entanto, com a ampliação, o limite será de:

  • 35% para a contratação de empréstimo pessoal;
  • 5% para despesas com cartão de crédito consignado.

Ou seja, foram 5 pontos percentuais acrescentados pelo Governo Federal. Lembrando que com a Medida Provisória, novos grupos podem contratar o empréstimo consignado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.