INSS emite ALERTA contra tentativas de golpes na PROVA DE VIDA DO INSS

INSS lançou uma nova nota explicando como os golpistas estão atuando nas fraudes sobre a prova de vida dos cidadãos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma nota para alertar os seus segurados em relação a um novo golpe. Criminosos estão ligando para usuários da autarquia para dizer que eles precisam realizar a prova de vida urgentemente. Caso contrário, irão perder o benefício já a partir da próxima liberação.

Com medo de perder o dinheiro dos auxílios, alguns cidadãos acabaram enviando os seus dados de documentações. De posse dessas informações, os criminosos conseguem realizar uma série de golpes. O INSS lembra que não está obrigando ninguém a realizar a prova de vida, e que ninguém precisa se preocupar com o procedimento.

“O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato”, diz a nota técnica do Instituto, que está disponível no site oficial da autarquia.

“Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação”, completa a nota divulgada pelo Instituto.

O INSS diz ainda que caso o cidadão já tenha caído em algum golpe, seja este da prova de vida ou qualquer outro que envolva os auxílios da autarquia, não deve ficar calado. É importante registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia e também informar a situação ao Instituto. Assim, quanto mais informações, mais chances as autoridades terão de impedir que novas vítimas sejam feitas.

Novo formato

Como dito, o INSS não está mais exigindo que os cidadãos façam a prova de vida ao menos até o final deste ano. Vale lembrar que a autarquia está passando por um processo de transição e a partir de 2023, eles realizarão uma análise automática.

Assim, eles vão se basear em bases de dados já existentes para definir quem são os brasileiros que estão vivos e que precisam seguir recebendo os benefícios. Durante a divulgação do novo formato, o então presidente do INSS, José Carlos Oliveira, explicou como o sistema deveria funcionar.

“A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INSS, com todas as bases de todos os órgãos do governo. Nós faremos a busca dessas bases, tanto no governo federal, estadual e municipal, e também em entidades privadas”, disse ele.

Prova de vida tradicional segue

Mesmo que o INSS diga que a prova de vida passará a ser automática, o cidadão que sentir necessidade de realizar o seu procedimento, pode fazer normalmente. O sistema está aberto presencialmente nos bancos e também pelo app do Meu INSS.

O cidadão também pode optar pela prova de vida por biometria facial. Trata-se de um sistema que é feito com base nos dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e também do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O que não existe agora é uma obrigação de realização da prova de vida. Assim, caso o indivíduo receba uma ligação ou uma mensagem dizendo que precisa enviar dados para não perder o benefício, é importante não acreditar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.