INSS: Beneficiários são pegos de surpresa com FECHAMENTO DE AGÊNCIAS e agora têm nova forma de atendimento

Um erro no sistema do instituto Dataprev, órgão que gerencia os dados e libera os pagamentos de vários benefícios vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na última quinta-feira (25/05), fez com que milhares de atendimentos fossem cancelados. Todavia, os segurados da previdência Social foram os mais afetados.

A princípio, as agências do INSS acabaram apresentando uma desestabilização na semana passada. A adversidade apresentada no sistema ficou pior devido a um problema relacionado ao link de internet, que é guarnecido pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel). O instituto não avisou os segurados sobre o problema.

O link da Embratel tem como objetivo facilitar o atendimento dos segurados da Previdência Social, principalmente no agendamento. A falha no sistema fez com que as agências do INSS deixassem de funcionar. Dessa forma, milhares de pessoas foram prejudicadas, ou seja, todos os serviços foram paralisados.

As primeiras agências do INSS que tiveram problemas em seu sistema foram as de Irajá e do Ciad (Rio de Janeiro), e as de Paramirim, Iguaí e Palmas do Monte Alto (Bahia). Houveram dificuldades em Nova Cruz e São Paulo de Potengi (Rio Grande do Norte) e de Temos Araioses, Timbiras, Aldeias Altas e Coelho Neto (Maranhão).

Falhas no Dataprev

Ademais, o sistema de processamento do Dataprev já prejudicou as agências do INSS em outros momentos. No mês de março deste ano, houve o cancelamento de cerca de 25 mil perícias médicas que estavam agendadas para um mesmo dia. Os segurados que utilizavam o serviço para receberem seus benefícios tiveram bastante problemas.

Vale ressaltar que os erros no sistema do Dataprev são uma das principais causas da demora nos procedimentos realizados nas agências do INSS. Os segurados não receberam nenhuma notificação sobre o cancelamento das atividades. Pela manhã, alguns cartazes informaram que os atendimentos seriam remarcados para um outro momento.

Dessa maneira, as pessoas que necessitavam de uma perícia médica, receberam a informação de que seria preciso ligar para o número da Central, 135, para consultar sua situação. Durante a semana passada, os trabalhadores, aposentados e pensionistas também ficaram sem o acesso ao site e ao app do Meu INSS.

Pane no sistema

A Dataprev informa que a causa da pane em seu sistema se deu no momento de uma manutenção preventiva no datacenter da cidade do Rio de Janeiro, no último dia 21/05. Os trabalhadores estavam realizando um procedimento habitual no equipamento de armazenamento, e houve um desligamento em alguns discos.

De acordo com a Dataprev, os serviços voltaram ao normal no dia 23/05, no final da tarde. Ela diz que “no momento, apenas algumas funcionalidades da plataforma Meu INSS apresentam intermitência devido ao alto volume de acessos. Ao todo, o sistema soma quase 120 funcionalidades”.

Aplicativo Meu INSS

Em síntese, através do aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos celulares Android e iOS, os segurados do instituto podem receber um atendimento sem ter a necessidade de ir até uma agência. Com ele, é possível enviar documentos importantes, escaneados ou fotografados, como por exemplo, um atestado médico.

Dessa maneira, é preciso acessar o aplicativo Meu INSS, clicar na opção “Agendar perícia”, depois, selecionar “Perícia inicial”. A pergunta “Você possui atestado médico ?”, irá surgir na tela. Sendo assim, deve-se responder que “Sim”. Em seguida, é preciso que o segurado do instituto anexe o documento necessário para a entrada de seu processo.

Plataforma do INSS

Pela plataforma do Meu INSS o segurado tem garantido inúmeros serviços, como o pedido da aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, salário maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, seguro-desemprego do pescador artesanal. Além disso, ele também pode ter acesso a benefícios assistenciais e muito mais.

O segurado do INSS através do aplicativo, consegue consultar e solicitar serviços como certidão de tempo de contribuição, alterar o local ou a forma de pagamento. Ele pode se cadastrar ou ainda renovar procuração ou representante legal, pedir o pagamento de benefício não recebido, recursos e revisão, entre outros.

Em conclusão, deve-se ter em mente que ao pedir quaisquer serviços tratados acima, é possível acompanhar a todas as etapas e tmbém os processos. Para isso, é necessário salvar o protocolo de requerimento, disponibilizado pelo site, aplicativo ou ainda pela Central de Atendimento 135.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.