ATRASO no INSS é confirmado e choca brasileiros de todo o Brasil

Mês de março de 2023 apresenta a fila de espera para perícia médica mais longa dos últimos quatro anos no INSS

Se você está na fila de espera e aguarda a realização de uma perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), saiba que você não está sozinho. Dados do Ministério da Previdência obtidos pela emissora Globo News via Lei de Acesso à Informação mostram que quase 1 milhão de pessoas estão aguardando pela realização da consulta.

A perícia médica do INSS é uma etapa importante da concessão de vários benefícios previdenciários. É através desta consulta que o perito indica se a pessoa está precisando ou não receber o saldo. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o auxílio-doença são apenas dois exemplos de liberações que dependem da realização da perícia.

Assim, se o cidadão encontra-se na fila de espera para a realização da perícia médica, naturalmente ele não está conseguindo receber nenhum benefício previdenciário. Em março, o Ministério da Previdência indica que pouco mais de 996 mil pessoas estão exatamente nesta situação.

De todo modo, o número real tende a ser bem maior, já que nesta lista se encontram apenas os nomes das pessoas que já conseguiram ao menos agendar uma perícia médica no sistema do INSS. As pessoas que precisam de ajuda autarquia, mas sequer conseguiram agendar uma perícia, não entram nesta conta do Ministério.

Aumento constante

Seja como for, o número registrado em março deste ano, é o maior dos últimos quatro anos. Desde 2019, o Brasil não registra em março uma fila de espera para a perícia médica tão longa.

Assim, é possível dizer que a atual situação é até pior do que aquela que se registrou durante as piores fases da pandemia no Brasil. Veja abaixo o histórico:

  • Março de 2020: 726.894 pessoas;
  • Março de 2021: 635 mil pessoas;
  • Março de 2022: 828 mil pessoas;
  • Março de 2023: 996 mil pessoas.

Note que desde o ano de 2021, o tamanho da fila de espera está crescendo. Além da questão da pandemia, outras questões podem justificar esta subida. Uma das explicações, por exemplo, foi a realização de algumas greves de peritos médicos no decorrer dos últimos anos.

Mutirão para reduzir a fila

Em entrevista recente, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) revelou que o grande problema da fila geral do INSS, seria justamente a situação da espera pelas perícias médicas.

Neste sentido, o pedetista afirmou que está trabalhando na realização de mutirões pelo Brasil, sobretudo em regiões que estão tendo dificuldades para receber peritos médicos em algumas áreas, como é o caso de boa parte dos estados do Nordeste.

“Vou deslocar peritos das capitais do Nordeste para o interior, onde tem a maior fila. Estamos nos acertos finais para começar neste mês. A medida provisória que autoriza o bônus está para sair a qualquer momento. O bônus ajuda porque é uma maneira de incentivar o perito a se deslocar”, disse o Ministro da Previdência.

Lupi foi perguntado sobre uma data para o fim da fila de espera, contudo, o Ministro respondeu que não há como fazer esta promessa.

“Nunca vai acabar (a fila). O parâmetro de aceitabilidade é de até 45 dias de espera. Pretendo (chegar a) isso até o fim do ano com o mutirão e o pagamento de bônus.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.